Notícias
17/06/2013 17/06/2013 16h03m
Ação do Coração: projeto que visa a “doação de amor” sai de Santos pela primeira vez e chega a Santa Maria

Santa Maria ganhou, na manhã dessa segunda-feira (17) mais uma razão para ser chamada de Coração do Rio Grande. A assinatura do convênio da Associação Eduardo Furkini com o Lar das Vovozinhas marcou a vinda de um projeto inédito para a cidade: a Ação do Coração. É a primeira vez que a corrente de “doação de amor” formada em torno da confecção artesanal de corações ultrapassa os limites do município de Santos, em São Paulo.
A vinda do projeto, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, foi marcada por uma cerimônia simples, porém simbólica, na própria sede do Lar das Vovozinhas. Participaram do ato o presidente da Associação Eduardo Furkini, Alexandre Camilo, Maria Silva Tavares, embaixadora da ação em Santa Maria, e Cel. Sérgio Severo, presidente da instituição.
A Ação do Coração consiste na mobilização em torno da confecção artesanal de corações de tecido. A idéia inicial era de que entidades beneficentes, como lares para idosos e crianças, pacientes internados em hospitais, moradores de rua, entre outros, se engajassem na manufatura desses corações incentivados por oficinas oferecidas pela própria associação. Mas a campanha tomou corpo e acabou por mobilizar famílias, estudantes e até brasileiros que moram no exterior.
“Ao fazer um coração de tecido, estamos doando amor. E o principal objetivo de quem está fazendo esse coração tem que ser desejar coisas boas para quem não conhece”, diz o Alexandre Camilo. Em 2012, o chão da Praça Mauá, um dos pontos mais centrais de Santos, ficou forrado. Foram mais de 50 mil corações espalhados no local, esperando apenas que as pessoas, atraídas por todo aquele colorido, os levassem para casa. “A gente sempre recomenda que peguem dois: um para si e outro para quem ama”, complementa Camilo.
Em 2013, além de vir para Santa Maria, a Ação do Coração apresenta outra novidade ao carregar o tema “Tempo Presente: tempo de doar, tempo de perdoar, tempo de paz”. De acordo com Camilo, o termo tempo presente vai além do momento vivido, simbolizando o presente que ganhamos todo dia. “O perdão é uma forma muito especial de amor. Só perdoa quem tem amor no coração, e é isso que nós queremos exercitar dentro das pessoas. O ato de amar e de doar amor” encerra o idealizador do projeto.
O “Dia D” do Ação do Coração, onde todas as peças confeccionadas são levadas até as Ruas para serem distribuídas, é no dia 2 de agosto e deve acontecer simultaneamente nas duas cidades. Em Santa Maria o local onde o ponto alto do projeto irá ocorrer ainda não está definido, assim como os hospitais e demais entidades e instituições que participarão junto com o Lar das Vovozinhas e Prefeitura Municipal.
Texto: Guilherme Bicca
Foto: João Alves