Publicada em 12/06/2013 - Atualizado em 12/06/2013 15h47m

Prefeitura de Santa Maria já trabalha no Plano de Ação Prova Brasil com professores da rede municipal

Os olhos da Prefeitura Municipal continuam voltados para a capacitação do quadro docente da rede municipal de educação. Para isso, cursos são realizados para atualizar os professores e uma ação já está em prática: o Plano de Ação Prova Brasil. A prova, que gera a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), já conta com a adesão de 200 professores municipais que participam de um curso, cuja carga horária se divide entre encontros no Centro Universitário Franciscano e acesso a conteúdo online, via Moodle (sistema de gerenciamento de cursos e ambiente virtual de ensino e aprendizagem), gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (Ntem).

A formação contempla os professores de língua portuguesa e matemática das séries iniciais e finais de ensino fundamental e visa a preparação dos docentes para a Prova Brasil, que estabelece um parâmetro da qualidade da educação e constrói dados de ensino e aprendizagem no país. A Prova Brasil é aplicada aos 5º e 9º anos e em 2013 acontecerá no mês de setembro. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Município da Educação, Gisele Bauer, explica que o curso tem 80 horas de duração (54 horas presenciais e 26 horas à distância) e os participantes são incentivados a criarem na escola seu próprio plano de ação, como, por exemplo, a aplicação de simulados.

“No caso do ensino à distância, o profissional pode organizar o seu tempo, tem à disposição um banco de conteúdo”, apontou Gisele sobre o conteúdo online. A coordenadora também destaca o trabalho do Ntem. “Além do suporte ao Plano de Ação Prova Brasil, o Núcleo desenvolve uma ação pioneira, que é a formação constante de professores”, disse. Por meio do Moodle, os docentes da rede participam permanentemente de cursos, que, promovem a autoria e proporcionam a interação entre os usuários.

No Ntem atuam as professoras Maritê Moro Neocatto e Ieda Moraes Strunks, educadoras especialistas em tecnologia educacional, que auxiliam os professores em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias nas instituições de ensino. O Ntem é o parceiro mais próximo da escola no processo de inclusão digital, pois presta orientações ao uso e aplicação de novas tecnologias. O Núcleo também desenvolve outros projetos como a do grupo Marcando Presença, da Associação Bem Viver, que trabalha com pessoas com síndrome de down.

Maritê, que ministra as aulas, conta que semanalmente 10 alunos participam das atividades na sala de informática, localizada na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai). Outro grupo que todas as semanas tem encontro marcado no Emai é o de pacientes do Caps Prado Veppo. Os dois grupos tem atividades baseadas no desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois permite a autonomia, interpretação e também desenvolve ações que estimulam as atividades mentais e motoras dos usuários.



Cursos

Formação Continuada
Cursos de treinamento – Moodle
Prova Brasil
Grupo Anos Iniciais
Grupo Português
Grupo Matemática
Educação Fiscal
EAD Ntem (Vida e o cinema na formação do professor; grupo Penaic; Oficina Gimp; Grupo Ciências Humanas; e Tecnologia na educação)
 

 

Texto: Maria Luiza Guerra

Foto: Arquivo Secretaria de Município da Educação


Voltar | Mais Notícias | Página Inicial



Pesquisar Notícias
Recentes Arquivadas até 09/2010.

Palavras-chave ou Mês/Ano (mm/aaaa)







Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2014, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial