Inicial > Notícias > Feira do Livro 2013 terá mais...

Notícias

24/04/2013 24/04/2013 17h04m

Feira do Livro 2013 terá mais de 100 lançamentos de autores locais e escritores nacionais


Os livros já começam a tomar conta da Praça Saldanha Marinho. Nesta quinta-feira (24) os proprietários das bancas, que estarão presentes durante a Feira do Livro 2013, começaram o trabalho de organização das prateleiras dos estandes. No total, serão 36 bancas de livrarias, editoras e distribuidoras de livros, em um espaço de cerca de 1.000 metros quadrados. A Feira do Livro de Santa Maria, edição comemorativa dos 40 anos, acontece de 27 de abril ao dia 12 de maio.

A abertura oficial da Feira será no próximo sábado (27) com uma solenidade marcada para as 10h, na Praça Saldanha Marinho. Estão confirmados na cerimônia, a Patrona Eugênia Mariano da Rocha Barichello, a Educadora Homenageada, Amanda Scherer, e os familiares do Homenageado Antônio Isaia. Também estarão presentes autoridades municipais, Comissão Organizadora, apoiadores, escritores, personalidades culturais e comunidade em geral.
Lançamentos superam números do ano passado

Segundo dados atualizados fornecidos pela Comissão Organizadora, na tarde desta quarta (24), a feira deste ano já superou a marca de lançamentos da edição de 2012. Foram contabilizados 117 lançamentos e mais de 300 autores inscritos, de Santa Maria, Porto Alegre, de municípios do interior do Rio Grande do Sul, como Caçapava e Santiago, e de outros estados. No ano passado foram 112 publicações apresentadas ao público e 54.190 exemplares vendidos.
Entre os lançamentos, escritores locais mesclam-se com nomes consagrados da literatura estadual e nacional. Este é o caso da escritora Monica Buonfiglio, conhecida por livros esotéricos e que falam sobre anjos. Mônica irá lançar em Santa Maria sua mais recente obra, “Maria, a Judia Alquimista”.

Com mais de 60 livros editados no Brasil e exterior, a escritora foi recordista de vendas nos anos de 95 e 96. Seus livros mais conhecidos são Anjos Cabalísticos e Almas Gêmeas que foram lançados também nos Estados Unidos, Uruguai, Portugal, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia, onde Monica realiza congressos sobre temas como Anjos, Almas Gêmeas, Vida após morte, Cabala, Regressão de Memória, Numerologia, Salmos etc. Atualmente Monica é colunista do Portal Terra, participando do canal Esotérico.

Outro destaque é a reedição do livro “Cronologia Histórica da Cidade de Santa Maria e do Extinto Município de São Martinho – III Edição”, de autoria do historiador, médico, paleontólogo e botânico Romeu Beltrão. A obra é considerada, hoje, imprescindível aos pesquisadores históricos. A primeira edição do livro foi lançada em 1958, pela Editora Pallotti; a segunda edição em 1979, pela Editora La Salle; sendo, agora, reorganizada pela Editora da UFSM com mais informações e documentos disponibilizados pela família de Romeu Beltrão, que foi o Homenageado da Feira do Livre de 2012.

Novidades e atrações já consagradas na Feira do Livro

Além do tradicional desconto ao adquirir os volumes, que este ano é de 20% sobre o preço da editora, a Feira do Livro de 2013 traz outras novidades. Terá a participação de novas editoras e o espaço foi remodelado. A secretária de Cultura, Iara Druzian acrescenta outras atrações, como o estúdio de uma emissora de TV que fará as transmissões com abrangência estadual; o novo Caminhão Cultural do Sesi, um espaço de leitura, que este ano vem maior, mais moderno e com novo visual. “Certamente vai chamar muito a atenção do público de Santa Maria”, aposta Iara.

A titular da pasta da Cultura cita também a mudança de local da Praça de Alimentação. O espaço anteriormente utilizado será destinado para dar maior visibilidade à área infantil. O Sesc também irá ampliar o seu espaço para beneficiar as crianças. Outra grande atração é o Livro Livre no palco, um local para o encontro entre escritores e público. “Santa Maria terá grandes surpresas e grandes novidades com esta feira de 2013”, afirma a secretária. “Nossa Feira tem sido uma grande referência, um grande destaque no RS e é este o desejo do prefeito Schirmer e nós estamos trabalhando incansavelmente para atingirmos este objetivo”, acrescenta Iara.

A Feira do Livro de 2012

A Feira do Livro de 2012 teve recorde de público e vendas. O evento, que aconteceu de 28 de abril a 14 de maio, contou com 35 bancas, que ofereceram 45 mil títulos diferentes à população. Além da participação recorde de livreiros e autores, a maior festa literária da região central também contabilizou a notável marca de 51 mil títulos vendidos. Em 2012 a Feira teve como patrono o escritor Pedro Brum Santos, a professora homenageada foi a educadora Maria Luiza Ritzel Remédios, que faleceu durante o período de realização da feira, e o homenageado foi o historiador, médico, paleontólogo e botânico Romeu Beltrame. Segundo a secretária de Cultura, Iara Druzian, nos 14 dias do evento literário foram lançadas 112 obras, sendo 20 títulos infantis e 92 títulos diversos.

Confira, abaixo, mais informações sobre a Feira

Horários de visitação


Sábado, 27 de abril a domingo, 12 de maio
Domingo a sexta, das 13h às 21 horas; Sábado, das 10h às 21h
Cerimônia de Abertura, sábado, 27 de abril, 10 da manhã
Praça Saldanha Marinho já vive o clima da Feira do Livro. Montagem dos

Homenageados em 2013
Patrona: Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichelo
Professora Homenageada: Amanda Eloina Scherer
Homenagem Póstuma: Antonio Isaia

Livro livre para todos os gostos e tendências

A Comissão Organizadora da Feira do Livro 2013 divulgou a programação do evento Livro Livre, que reúne artistas, escritores, promotores da literatura, entidades e instituições ligadas às letras, promovendo o debate sobre a literatura nas mais diversas formas de manifestações. No roteiro estão confirmadas as participações de nomes e iniciativas importantes da cena cultural local e de outras cidades. Humberto Gessinger, Fabricio Carpinejar, Sonia Bridi, Paulo Zero, Francisco José, Beatriz Franco , entre outros, dão o tom do Livro Livre que inicia 27 de abril e segue até 12 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Confira, abaixo, a programação (sujeita á alteração de data)

Programação Livro Livre

27/04

Sab
Show – 19h: Santa Maria que Sorri – Músicos santa-marienses que realizaram a gravação do clipe da música de Beto Pires “Santa Maria”. Numa perspectiva em que, sem esquecer suas dores, Santa Maria é uma cidade que sorri.

28/04
Dom
TV Ovo (SM) – 19h: Lançamento de dois DVD’s – resultado do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade, com produções de 2012: 50 histórias de pessoas em sete localidades diferentes da cidade. São histórias de vida que falam de valores, crenças, sonhos e envolvem a constituição de Santa Maria. TV OVO no Ônibus – Quadros Culturais, que trazem programetes sobre patrimônio, mostrando prédios históricos da cidade, shows de bandas locais e roteiro por sebos, parques, balneários e museus.
Para sempre poesia – Theatro Treze de Maio – 20h30 (SESC): Espetáculo integrante do circuito universitário. Grupo da UFRGS sob orientação de Luciane Olendzki

29/04
Segunda
Francisco Aurélio Chaves Brito (CE) – 19h: Agrônomo e Gestor Ambiental com especialização em ruído urbano. Membro do International Institute of Acoustics and Vibration e da Sociedade Brasileira de Acústica. Implementador do programa Tolerância Zero em Fortaleza e autor do Livro Tolerância Zero, um pequeno histórico mostrando como o trabalho evoluiu e com relatos dos principais confrontos, perfil do problema em Fortaleza e a poluição sonora em sua essência.
Kabuletrio (SM), 20h: Show inspirado em Vinícius de Moraes

30/04
Terça
Humberto Gessinger (POA) – 19h: vocalista, guitarrista, pianista, baixista e líder da banda Engenheiros do Hawaii. Gessinger já escreveu para colunas em jornais, e tem cinco livros publicados: Meu Pequeno Gremista (2008), Pra Ser Sincero – 123 Variações Sobre Um Mesmo Tema (2009), Mapas do Acaso – 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema, (2011), Agenda 2012 – 366 Variações Sobre Um Mesmo Tema, Agenda (2011), Nas Entrelinhas do Horizonte (2012)

1º/05
Quarta
Mário Pirata (POA) – 19h: poeta e escritor brasileiro. Autodenomina-se poeta e brincadeiro. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vem dedicando-se à educação, brincando com crianças, conversando com adolescentes e adultos, apresentando-se em teatros, feiras, congressos, praças, instituições e espaços culturais diversos com a Aula-Espetáculo Roda de Poesia. Participa do Livro Livre e também da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.

02/05
Quinta
Fabricio Carpinejar (POA) – 19h: Escritor, jornalista e professor universitário, autor de vinte e um livros, pai de dois filhos, um ouvinte declarado da chuva, um leitor apaixonado do sol. Quando conseguir se definir, deixará de ser poeta.

03/05
Sexta
Manoel Soares (POA) – 19h: O jornalista Manoel Soares, repórter da RBS TV, é baiano de Salvador e presidente da Cufa, Central Única de Favelas

04/05
Sábado
Clube do Vinil (POA) – 19h: Cagê Lisboa e Márcio Grings Programa de rádio em uma hora (parceria SESC)

05/05
Domingo
Sonia Bridi e Paulo Zero (RJ) Francisco José e Beatriz Franco (Fortaleza) – 19h. Jornalistas da Rede Globo

06/05
Segunda
Patrona da Feira do Livro (SM), 19h: Professora Eugenia Mariano da Rocha Barichello

07/05
Terça
Carlos Latuff (RJ) – 19h: cartunista e ativista político brasileiro. Com o advento da Internet, Latuff deu início ao seu ativismo artístico, produzindo desenhos copyleft para o movimento zapatista. Após uma viagem aos territórios ocupados da Cisjordânia, em 1999, tornou-se um simpatizante da causa Palestina, destinando boa parte de seu trabalho a esse tema. Tem trabalhos espalhados por todo o mundo. A exemplo disso, a primeira publicação de uma charge brasileira no concurso de charges sobre o Holocausto, promovido pela Casa da Caricatura do Irã, em resposta às caricaturas de Maomé divulgadas na imprensa europeia, foi de sua autoria.

08/05
Quarta
Grupo de Teatro Candeia (SM): Espetáculo O Visconde de Terralba – 19h
Sinopse: O Visconde Medardo de Terralba não é mais o mesmo desde que voltou da guerra. No campo de batalha o jovem Medardo foi mutilado por uma bala de canhão inimiga e perdeu metade do corpo. Literalmente. A metade direita é salva e volta para a longínqüa Terralba. Eis que a metade perdida, o lado esquerdo do corpo, sobreviveu e também voltou para sua terra natal, mas demorou mais pois foi a pé. Graças ao famoso Doutor Trelawney as duas metades foram costuradas e deixaram inteiro o Visconde partido. Aqui começa a tortura para os dois Medardos, pois eles não voltaram a ter um consciência. Ainda são dois, e agora compartilham o mesmo corpo.

09/05
Quinta
Max Franco (CE) – 19h: Max Franco, formado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura e Redação e Guia de Turismo. Atualmente, atua como coordenador do Colégio Santa Cecília e como Consultor de turismo para agências de viagens em Fortaleza. Tem quatro livros publicados. Premiado pela Secult CE como melhor livro de crônicas de 2010. Premiado pela SME Fortaleza como melhor livro de contos de 2012. Recentemente, agraciado pelo Prêmio Eduardo Campos de Literatura concedido pelo Ideal Clube com o 1º lugar no concurso de contos..
Glauco Pasa (POA) – 20h: Repórter esportivo da RBS TV desde 1997, iniciou a carreira em Santa Maria/RS e passou um período em Curitiba/PR. Venceu por duas vezes o Prêmio ARI de Jornalismo.

10/05
Sexta
Paula Pfeiffer (SM) – 19h: Possui o blog Sweetest Person que em 2007 surgiu com a proposta de relatar a fiéis seguidores e os assuntos favoritos de Paula sendo os principais: moda, beleza, maquiagem e literatura. Além do Sweetest Person a blogueira possui o Crônicas da Surdez, no qual relata as aventuras e desventuras da deficiência auditiva. O segundo blog deu origem a um livro de mesmo nome, que será lançado dia 20 de março em POA.

11/05
Sábado
Cristina Macedo (POA) – 19h: A vivacidade e a desenvoltura alimentam o SARAU LITERÁRIO ZONA SUL, há 10 edições, com Cristina Macedo – contista, tradutora e professora de línguas. O principal objetivo é a divulgação da literatura e, consequentemente, de escritores e poetas, sobretudo gaúchos.
Bocas de Seresta: Dupla voz e violão (SM) – 20h30

12/05
Domingo
Show Tremendões “Especial Roberto Carlos e Jovem Guarda” – 19h (parceria SESC)
Conheça a Comissão Organizadora de 2013
Prefeitura Municipal de Santa Maria através da Secretaria de Município da Cultura e Secretaria de Município da Educação
UFSM através do Gabinete do Reitor e FACOS
UNIFRA através do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Câmara do Livro de Santa Maria
8ª CRE
CESMA
SESI
SESC
Com participação e colaboração da Opss Comunicação Sustentável e Chili Produções Culturais

Cobertura online
A cobertura online da Feira 2013 tem fotos, notícias e atualizações diárias da programação, a cargo dos acadêmicos do Laboratório de Fotografia e Memória e da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da UNIFRA. Já os alunos de Radiojornalismo do mesmo curso serão os responsáveis pela Rádio Feira. A Feira do Livro também está disponível em http://www.facebook.com/feiradolivrosm
 

Texto:Jorn. Vera Jacques
Fotos: João Vilnei/Carlos Nunes

 


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial