Notícias
07/03/2013 08/03/2013 17h15m
Santa Maria Ferroviária: Gare terá vagão de trem aberto para visitação do público, estrutura foi deslocada nesta quinta (7)

O vagão de trem datado de 1937 fez, na manhã desta quinta-feira (7), uma de suas últimas viagens. De propriedade da Prefeitura Municipal, a estrutura estava na sede da América Latina Logística (ALL) e foi deslocada para a sessão de Triagem, também da ALL, próxima ao Colégio Manoel Ribas. A bordo, o prefeito Cezar Schirmer relembrou os anos de muitas viagens e destacou que o ato representa mais um passo em direção ao projeto de revitalização da Gare da Estação Férrea.
A estrutura, chamada de “Vagão Administração”, levava engenheiros que atuavam na inspeção das linhas férreas e conta com oito compartimentos: uma sala de visitas, uma sala de reuniões, três quartos, dois banheiros e uma cozinha. Na próxima segunda-feira (11), o vagão será levado da Triagem para a Gare para ser movido por um guindaste, coordenado por uma equipe do Exercito Brasileiro e ALL, para um caminhão plataforma que o colocará no pátio da Gare, onde será revitalizado para posterior abertura ao público.
No pátio da Gare, a parte interna do vagão será recuperada, sendo que a externa já foi reforma. O vagão será isolado para que o trabalho de instalação de rede elétrica, colocação de vidros, troca de assoalho e reforma dos bancos, não sofra interferência. Segundo Sergio Lemes, gerente da empresa responsável pela recuperação da locomotiva, o trabalho iniciou há seis meses. “Estamos na finalização desta peça. Em aproximadamente 30 dias devemos concluir este serviço”, disse Lemes.
O futuro espaço de visitação contará com o vagão equipado com pertences de época e documentos, simbolizando o início de um grande projeto de revitalização da vida ferroviária de Santa Maria, que incluiu a reforma da Gare e o Trem Turístico. O prefeito, que acompanhou a movimentação nesta quinta, destacou que reviveu bons tempos. “Fiz meu último passeio de trem há 20 anos. Eu fico muito emocionado, pelo fato de esta ser a minha história. Meu avô trabalhava nestas oficinas”, comentou o chefe do Executivo.
Para o prefeito, a revitalização do vagão e, posteriormente, da Gare da Viação Férrea, fomentarão o turismo no município e colocarão definitivamente Santa Maria como um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. “A história ferroviária da nossa cidade se confunde com a própria história de Santa Maria. Queremos resgatar este passado maravilhoso e este vagão é o começo de uma grande transformação turística na nossa cidade”, sinalizou Schirmer.
O transporte
O transporte acontecerá com o apoio do Exército Brasileiro e ALL. O guindaste, que virá de São Borja, de propriedade do Exército Brasileir, levantará o vagão e o colocará em cima de um caminhão plataforma, que estará posicionado próximo a plataforma (onde acontece a Feira do Peixe Vivo). Dali, o caminhão se deslocará para o pátio da Estação Férrea de Santa Maria.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: Felipe Pires e João Alves