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25/01/2013 25/01/2013 11h12m

Prefeitura ressalta importância de participação da população no Plano Diretor de Mobilidade Urbana


Plano Diretor de Santa Maria pesquisa deslocamento de pessoas, inclusive a pé. Prefeitura pede para que população atenda aos pesquisadores - Foto: Arquivo Prefeitura

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), contratado com financiamento do Banco Mundial (Bird) para planejar o futuro do trânsito e do transporte público da cidade pelos próximos 20 anos, segue colhendo informações junto à população através de pesquisas e a Prefeitura ressalta a importância de cada pessoa abordada pelos pesquisadores colaborarem, contribuindo para o sucesso dos resultados.

Atualmente são quatro tipos de pesquisa sendo realizados em Santa Maria, sendo elas as pesquisas domiciliares, pesquisas de transporte coletivo, pesquisas de pedestres, e contagem de veículos, as quais são divididas entre “pontos internos” e “pontos externos”, com pontos de coletas de informação posicionados no perímetro urbano e fora dos limites dos trevos de acesso à cidade, como em rodovias, por exemplo. Ao todo são 58 pontos internos e oito pontos externos de pesquisa (confira abaixo as especificidades de cada tipo de pesquisa).

Mas de todas as pesquisas, a mais importante, por possibilitar uma base de dados mais abrangente, é a entrevista domiciliar. Porém é a que mais preocupa os representantes do consórcio IDOM/Sinergia, responsável pela confecção do plano, e também a Prefeitura, já que os pesquisadores tem encontrado falta de cooperação das pessoas contatadas. “No início, existia uma programação de se fazer aproximadamente 200 entrevistas por dia, mas acabava se fazendo não mais que duas ou três, devido à resistência das pessoas. O público tem tendência a resistir àquilo que não lhe diz respeito, mas o PDMU envolve a todos os santa-marienses, já que todos se locomovem, seja de carro, ônibus, a pé ou de bicicleta”, enfatiza o presidente do Escritório da Cidade, Julio Neto.

Além do estágio das pesquisas, outro de suma importância, o de “caracterização de vias” já fora concluído. Nessa etapa é delimitado um perímetro onde todas as ruas nesse raio são avaliadas levando em consideração o número de pistas, semáforos, sinalização vertical e horizontal, estacionamentos, além do tipo de estabelecimentos comerciais a rua contém. O levantamento foi feito pela equipe do Google Street View, que em fevereiro volta a Santa Maria para refazer o trajeto e observar mudanças.

Todos os dados colhidos sobre a locomoção de veículos particulares, de carga, transporte coletivo e de pedestres, serão inseridos em um modelo matemático e processados por um software que simula toda a movimentação da cidade baseada nas informações adquiridas. Assim, toda a mudança que se julgue necessária pode ser simulada para perceber seus efeitos, antes de colocá-las em pratica. O estágio das pesquisas tem previsão de término para entre o final do mês de março e início de abril, conforme o andamento dos trabalhos. Devido a um aditivo concedido pelo Banco Mundial, o Plano de Mobilidade Urbana de Santa Maria tem até o mês de agosto para ser finalizado. A extensão do prazo se deu por ocorrência da greve da Universidade Federal de Santa Maria, já que as pesquisas são todas realizadas por acadêmicos da instituição.

Confira a especificidade de cada tipo de pesquisa

Pesquisa domiciliar
O pesquisador vai até a casa do entrevistado e faz perguntas sobre todo o roteiro feito no dia da entrevista, o veículo utilizado. A entrevista dura menos de cinco minutos. Até o final desse estágio, o objetivo são mais de 1,5 mil entrevistas realizadas.

Pesquisa de transporte coletivo

É feita a contagem de embarques e desembarques de todas as linhas de ônibus em cada ponto de parada da cidade. Nessa área de abrangência também é feito o cálculo da velocidade média do transporte coletivo.

Contagem de pedestres

A abordagem é feita no sentido de descobrir o deslocamento feito a pé pelos santa-marienses.

Pesquisa de veículos

A pesquisa de veículos consiste em verificar quantos veículos passam por determinados pontos da cidade e também quais os trajetos que os motoristas utilizam para se deslocar de um ponto ao outro. As pesquisas de veículos dividem-se entre “contagem de pontos internos”, dentro do período urbano e “contagem de pontos externos” montados em rodovias que dão acesso à cidade.

Texto: Guilherme Bicca
Foto: Arquivo Prefeitura

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