Inicial > Notícias > Audiência Pública do PDMU reuniu entidades...

Notícias

13/12/2012 13/12/2012 14h35m

Audiência Pública do PDMU reuniu entidades civis, empresas, associações e setor público


Audiência pública foi coordenada pelo Escritório da Cidade e contou com a participação de representantes do convênio responsável - Foto: Guilherme Bicca/Prefeitura

O auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal ficou lotado na noite da última quarta-feira (12) para a realização da primeira audiência pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) de Santa Maria. Além de autoridades, participaram do encontro coordenado pelo Escritório da Cidade em conjunto com o consórcio formado pelas empresas IDOM e Sinergia, responsáveis pela execução do projeto, representantes de entidades civis e empresariais, associações comunitárias, professores e estudantes da área do urbanismo.

O objetivo da audiência pública, a primeira de uma série de quatro que o consórcio irá realizar, foi obter uma espécie de relatório coletivo de situações apontadas como problemas pela população santa-mariense. O processo faz parte da metodologia da primeira fase da elaboração do PDMU, chamada de Análise e Diagnóstico. Ao todo são quatro fases de trabalho, sendo Visão Estratégica, Propostas de Atuação, e Projeções e Avaliação as demais.

Antes do espaço ser aberto para as considerações do público, com apontamentos, dúvidas, críticas e sugestões, o PDMU, bem como seus objetivos, metodologias, especificidades em relação a Santa Maria e, sobretudo, sua importância para a cidade, foi apresentado pela arquiteta Juliana Ting e pelo engenheiro Davi Monshole, representantes do consórcio IDOM/Sinergia. “Se locomover é tão importante quanto comer ou respirar. E para satisfazer essa necessidade básica é preciso um sistema de transporte efetivo. E o PDMU de Santa Maria é focado no que o santa-mariense precisa”, afirmou Monshole na abertura do encontro.

Dentre os principais temas abordados pelo público na audiência, estiveram os espaços públicos, trânsito, acessibilidade, descargas de veículos pesados, segurança, tarifa de transporte público e calçadas. Mas nem todos estiveram para expor ideias. “Vim pelo aprendizado. Estudo bastante a questão urbanística e quero ver se o que eu estudo será colocado em prática. É fundamental o Plano Diretor e a participação da comunidade tanto quanto. Claro que tem que se fazer uma peneira entre o que o povo quer e o que pode funcionar”, disse a estudante de arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Renata Barreto Beck.

Participaram da audiência publica do Plano Diretor de Mobilidade Urbana os secretários de Município Luis Alberto Flores, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos; Adelar Vargas, de Ação Comunitária, e Miguel Passini de Controle e Mobilidade Urbana, representando o prefeito Cezar Schirmer, além do presidente do Escritório da Cidade, Julio Silva Neto, do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Wilson Serro, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Manoel Badke, e a vereadora Maria de Lourdes Castro.

Texto e fotos: Guilherme Bicca
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial