Inicial > Notícias > Prefeitura tem projeto da área rural...

Notícias

23/10/2012

Prefeitura tem projeto da área rural classificado para o Prêmio Gestor Público 2012. Premiação será em novembro


O Programa de Desenvolvimento Rural, implantado pela Prefeitura de Santa Maria, foi classificado para concorrer ao Prêmio Gestor Público 2012, concedido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS). O programa concorre a três distinções, Troféu “Prêmio Gestor Público Especial”, Troféu “Prêmio Gestor Público” ou o Certificado de Reconhecimento. O resultado será conhecido no dia 13 de novembro, em Porto Alegre.

O Projeto, realizado sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi implantado em 2010 e consiste em 11 programas de estímulo ao aumento de produção agrícola, a fim de desenvolver e impulsionar as atividades do setor primário, gerando emprego e renda aos produtores e alimento a preço mais acessível e de qualidade à população.

Um exemplo, segundo o titular da pasta do Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, é o Pró-agroindústria que já incentivou, nos últimos três anos, a criação de 41 agroindústrias em Santa Maria. Além de financiar os produtores através do Fundo Rotativo, o programa oferece acompanhamento técnico e consultoria aos produtores que almejam fazer a transformação da produção agrícola em produtos industrializados. O programa também fomentou a criação de novas indústrias e ainda tirou da informalidade muitos outros produtores que produziam de maneira rudimentar e sem aprovação da vigilância sanitária.

O Prêmio

A agente fiscal do Tesouro do Estado, e representante do Sindifisco-RS, Ivanice Zanini Schultes, explica que para se habilitar ao prêmio o projeto passa por três fases de avaliação. Na primeira é feita a avaliação de campo, para conhecer e avaliar os projetos. Após, em Porto Alegre, é feita a avaliação pelo Comitê Técnico, que pontua os projetos. São classificados para concorrer ao Prêmio Gestor Público os projetos que pontuarem mais de 75 pontos. “No caso de Santa Maria, o Programa de Desenvolvimento Rural foi classificado, pois obteve mais de 75 pontos”, explica Ivanice.

Na terceira e última fase, informa Ivanice, o projeto passa pela apreciação da Comissão Julgadora, que definiu quais os prêmios que serão recebidos pelos projetos já classificados. Os projetos vencedores serão divulgados publicamente durante a cerimônia de premiação do Prêmio Gestor Público 2012, que será realizada no dia 13 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

PGP divulga municípios vencedores

A comissão julgadora da edição 2012 do Prêmio Gestor Público (PGP) divulgou no dia 16 deste mês a lista com os nomes dos municípios vencedores deste ano. Ao todo, 172 projetos foram inscritos. O PGP é uma iniciativa do Sindifisco-RS e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec).

Confira a lista dos municípios vencedores

Alegrete
Bagé
Bom Princípio
Cachoeira do Sul
Campo Bom
Cadiota
Canoas
Caxias do Sul
Encantado
Erechim
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Getúlio Vargas
Giruá
Guaporé
Jaguari
Júlio de Castilhos
Mato Queimado
Não Me Toque
Nova Santa Rita
Panambi
Pareci Novo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Santa Maria
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
São Vendelino
Tapejara
Tapera
Teutônia
Tupanciretã
Unistalda

A comissão julgadora foi formada por representantes de doze entidades gaúchas:

Deputado Pedro Westphalen – Poder Legislativo RS
Katia Fauth – Banrisul
Alberto Delgado Neto – Escola Superior da Magistratura (Ajuris)
Ildebrando Pierry – PQGP
Renata Becher – Famurs
Nelson Lídio – Fecomercio
Ercy Torma – ARI
André Paiva – Secretaria da Fazenda do RS
Maria Beatriz – UFRGS
Edison Helbert – Serpro
Luiz Antônio Bins – Sindifisco
Abel Ferreira – Afisvec

 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial