Inicial > Notícias > Inicia processo eleitoral nas escolas do...

Notícias

09/10/2012 09/10/2012 17h22m

Inicia processo eleitoral nas escolas do município. Inscrições para novos diretores inicia no dia 17


Nesta terça-feira (9), diretores das escolas do município participaram da primeira reunião de orientação sobre o processo eleitoral para a direção das instituições de ensino municipais. O encontro aconteceu pela manhã, na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai) . A pauta iniciou pela explicação sobre a constituição e atribuições da comissão eleitoral, edital, atribuições do conselho escolar, colégio eleitoral, processo de votação, requisitos dos candidatos e apuração dos votos.

No cronograma, além da reunião de orientação nesta terça, uma agenda de atividades está definida até o dia da posse, que acontece em 1º de janeiro de 2013. O período de inscrições para os candidatos é de 17 a 23 de outubro, sendo de 30 de outubro a 13 de novembro o prazo para a companha eleitoral. O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 20 de novembro e o segundo turno em 15 de dezembro. A posse dos novos dirigentes será em 1º de janeiro. Detalhes como o local de inscrições e formulários, entre outras informações serão divulgados no edital. ( Confira o cronograma abaixo)

No dia da eleição alunos com mais de 12 anos, cursando o 5º ano, pais ou responsáveis e professores poderão votar. Como orienta a Lei de Gestão do Município, não haverá eleições na Escola Municipal de Educação Infantil Boca do Monte, porque a instituição tem menos de 50 alunos e nem na Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), por ser uma escola complementar, sendo que os alunos já estão matriculados em escolas regulares.

Cronograma

9 de outubro – Orientações para o processo eleitoral em reunião com os diretores
10 a 13 de outubro – Formação da Comissão Eleitoral na escola
15 de outubro – Reunião da Comissão Eleitoral da escola com a Comissão de Apoio e Orientações para organização do processo de eleição para diretor e vice-diretor das escolas
16 de outubro – Publicação do edital
17 a 23 de outubro – Período de inscrição dos candidatos
24 a 25 de outubro – Período de homologação e divulgação de candidaturas
26 a 29 de outubro – Prazo de impugnação de candidatura
30 de outubro a 13 de novembro – Prazo para campanha eleitoral
14 de novembro – Encerramento da campanha eleitoral
20 de novembro – Eleição – 1º turno
15 de dezembro – Eleição – 2º turno
1º de janeiro – Posse dos novos diretores

 

Texto: Jorn. Maria Luiza Guerra
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial