Inicial > Notícias > Desfile Temático: tradição gaúcha foi reverenciada...

Notícias

20/09/2012 21/09/2012 11h00m

Desfile Temático: tradição gaúcha foi reverenciada na Avenida Medianeira por 7,5 mil expectadores.


O ato de devoção à tradição contou com 40 entidades mostrando riquezas regionais, somando 4,5 mil participantes

O Desfile Temático Tradicionalista de 20 de Setembro levou à Avenida Medianeira cerca de 7,5 mil expectadores, na manhã desta quinta-feira (20). O ato de devoção à tradição contou com 40 entidades mostrando riquezas regionais, somando 4,5 mil participantes. Na Avenida, o público acompanhou referencia ao patrono do tradicionalismo gaúcho, Cezimbra Jacques, que é santa-mariense, e também ao homenageado local, que é Maneco Pedroso, além do destaque local, que são os 120 anos do 1º Regimento de Polícia Montada de Santa Maria (RPMon).

Às 8h aconteceu o hasteamento da bandeira em frente ao palanque oficial e o desfile abriu com os integrantes da Comissão Executiva Municipal, representantes do Poder Executivo e Legislativo, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria de Município de Educação. Após, o evento seguiu com a apresentação de entidades tradicionalistas, com a participação de escolas de Santa Maria.

O coordenador da 13º Região Tradicionalista, João Carlos Cardoso de Lima, destacou que todas as entidades participantes fizeram um espetáculo muito bonito. “É muito difícil explicar em palavras o sentimento neste Dia do Gaúcho. Todos os valores que pregamos e quem vêm passando de geração em geração é emocionante. Nós prezamos o núcleo familiar e é este núcleo que mantém viva a tradição nos dias de hoje. Este amor que temos por esta querência fica dificil de explicar em palavras, este sentimento se traduz quando a água corre dos olhos e agente pensa na nossa pátria gaúcha”, disse, emocionado, o coordenador.

Após o desfile a Chama da Pátria foi conduzida à Praça Saldanha Marinho, onde será extinta às 17h. À noite, toda comunidade santa-mariense está convidada para o show de encerramento da Semana Farroupilha, às 20h, com Grupo Raízes e Toni Guimarães e Porteira Gaúcha. A Semana Farroupilha, promovida pela Prefeitura Municipal e 13º Região Tradicionalista, proporcionou shows gratuitos na Praça, além de invernada artísticas. Os Festejos Farroupilhas 2012 de Santa Maria são coordenados pela Comissão Executiva Municipal, que congrega várias entidades e tem à frente a Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Homenageado municipal das semanas da Pátria e Farroupilha

Manoel dos Santos Pedroso integrou voluntariamente, em 1801, a Guarda do Passo dos Ferreiros, que participou da conquista do Forte de São Martinho. A seguir, com o grupo de Borges do Canto, Maneco Pedroso participou da tomada de São Nicolau e São Borja, estendendo as fronteiras do Rio Grande do Sul até o Rio Uruguai. Maneco comandou ainda a tomada de povoações na fronteira do Brasil com a Argentina. Morou na Fazenda Sarandi, área pertencente hoje ao Campo de Instrução de Santa Maria, na época ainda não emancipada como cidade de Santa Maria.

Organizadores

A Comissão Executiva Municipal é integrada pela Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Fórum de Santa Maria, 3ª Divisão do Exército, Base Aérea de Santa Maria, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, UFSM, 8ª CREA, CDL, Arquidiocese, MTG - 13ª Região Tradicionalista e União dos Escoteiros

 

Confira a opinião do público:

*Enio Rossato, 68 anos - Bairro São José.

“O desfile está uma beleza, ligeiro e muito organizado. O dia bonito também colaborou com os gaúchos neste dia 20. Depois que acabar as atrações aqui na Medianeira o endereço é algum CTG para saborear um churrasco”.


*Sérgio Righi, 46 – Bairro Dores.

“Nos últimos anos tenho vindo e está cada vez melhor, pois a cada ano as entidades se mostram mais criativas. Frequento o CTG Querência das Dores e pra mim o 20 de setembro é uma data máxima, já que fui criado pra fora e vir até aqui é uma maneira de resgatar um pouco disso”.


*Elma Quinhones, 46 – Bairro Rosário.

“É a primeira vez que participo e acho que está tudo maravilhoso: a disciplina dos quartéis, o reviver da viação férrea e a beleza dos CTG’s. Vim também para assistir meu filho (Tomás Quinhones, 13 anos) que está desfilando como bombeiro mirim. Certo que vamos procurar um CTG para freqüentarmos”.


*Tomás Quinhones, 13 anos – Bairro Rosário.

“Foi legal participar e ver todo mundo aplaudindo. Vivemos muito na cidade e é bom nos vestirmos, comermos churrasco e compartilharmos a tradição”.


*Taynara Ouriques, 19 – 1ª Prenda Adulta da 13ª RT.

“É uma sensação de orgulho e reconhecimento pelos nossos antepassados que lutaram na Revolução Farroupilha e hoje celebrar o tema deste ano “Nossas Riquezas”. Além de representar a 13ª RT estou representando a juventude gaúcha”.


*Antônio Roberts Neto, 66 – Distrito Pains

“Está muito bonito. Sempre me sinto bem em cultivar a tradição porque fui criado neste meio e quero passar a diante, tanto que hoje vim assistir meu filho desfilar”.

 

*Horácio Luiz Florio, 47 – Bairro Chácara das Flores

“Me orgulho de ser do Rio Grande Sul e da cultura que temos. Achei muito lindo os carros enfeitados com o pessoal dançando em cima, as músicas e os cavaleiros”.

 


Texto: Maria Luiza Guerra e Acad. de Jorn. Pamela Matge
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial