Notícias
31/07/2012 31/07/2012 11h33m
Prefeitura divulga resultado do XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira 2012. Concurso recebeu 674 trabalhos
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Cultura, divulga os vencedores do XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira 2012. Ao todo, 674 trabalhos foram inscritos, sendo 164 na categoria crônica, 220 na categoria conto e 290 na categoria poesia. Além do grande número de participantes, foi expressivo o número de estados de onde os trabalhos foram enviados. Além do Rio Grande do Sul, contos, crônicas e poesias foram enviados dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Ceará.
A premiação acontecerá no dia 28 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, juntamente com a entrega da premiação do concurso Fotográfico de Santa Maria. O primeiro colocado em cada modalidade receberá um prêmio no valor de R$ 3 mil e certificado. Aos candidatos que obtiverem 2º e 3º lugares em cada modalidade serão conferidos certificados. O valor do prêmio de incentivo será de R$ 2 mil em cada modalidade. Os concursos culturais são promovidos pela Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura, por meio do Museu de Arte de Santa Maria e Biblioteca Municipal Henrique Bastide, e também conta com o apoio da Câmara Municipal.
Premiados categoria crônica:
1º Lugar: Um Presente Antiquado - Whisner Fraga – Araraquara/SP
2º Lugar: O Passado a Dez Passos – Giuliaqna Matiuzzi Seeriz / Santa Maria/RS
3º Lugar: Faculdades Mentais - Alessandro Soares – São José/SC
Prêmio incentivo local:
Capitães da Rua – Diego Trindade Hahn – Santa Maria/RS
Menções honrosas:
1º Menção: Sinestesia, Oximoro e Anadiplose – João Paulo Lopes de Meira Hergessel – Alumínio/SP
2º Menção: O Rio Negro é o Olhar de uma Índia – Edileuza Bezerra de Lima Longo – São Paulo/SP
3º Menção: Tapetes – André Telucazu Kondo – Caraguatatuba/SP
Comissão julgadora da crônica:
Valéria Iesen Bortoluzzi – Doutora em Estudos Lingüísticos e Professora do Curso de Letras da UNIFRA
Renata de Fileppe - Doutora em Teoria da Literatura e Professora do Curso de Letras da UFSM
Celina Fleig Mayer – Professora de Português e Literatura com Especialização em Literatura da Língua Portuguesa, Professora aposentada do Estado, Jornalista, Editora da Revista Novo Espaço, Escritora, Cronista do Jornal A Razão e Membro da Academia Santa-Mariense de Letras, ocupa a Cadeira número 11.
Premiados categoria conto:
1º Lugar: Fragmentos de Cortázar – Iuri Almeida Múller – Santa Maria/RS
2º Lugar: Reencontro – Vitor Otávio Fernardes Biasoli – Santa Maria/RS
3º Lugar: Triste Engano – Edileuza Bezerra de Lima Longo – São Paulo/SP.
Menções honrosas:
1º Menção: Teste de Virgindade – Raimundo Nonato Albuquerque Silveira – Fortaleza/CE
2ª Menção: Tesão – Herbert Paes de Barros Mercer – São José de Rio Preto/SP
3ª Menção: Um Pedido – Alexandra Lopes da Cunha – Porto Alegre /RS
Comissão julgadora do conto:
VERA ELIZABETH PROLA FARIAS - Drª em Literatura e Profª, Curso de Letras da UNIFRA
ANSELMO PERES ALÓS – Dr. em Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto I no Curso de Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
ANTONIO CÂNDIDO A. RIBEIRO – Escritor, Contista, Advogado ,Procurador da Fazenda Nacional
Premiados categoria poesia:
1º Lugar: Cecogramas – Luiz Alfredo Santos – Belo Horizonte /MG
2º Lugar: Obra de Fé Sem Luto – Eder Rodrigues - Pouso Alegre /MG
3º Lugar: Teresópolis – Rosana Banharoli – Santo André /SP
Prêmio incentivo local
Das Medidas – Odemir Paim Peres Junior – Santa Maria/RS
Premiados categoria poesia:
1º Lugar: Cecogramas – Luiz Alfredo Santos – Belo Horizonte /MG
2º Lugar: Obra de Fé sem Luto – Eder Rodrigues - Pouso Alegre /MG
3º Lugar: Teresópolis – Rosana Banharoli – Santo André /SP
Prêmio Incentivo local:
Das Medidas – Odemir Paim Peres Junior – Santa Maria/RS
Menções honrosas:
1º Menção: Delírio – Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira – Brasilia /DF
2ª Menção: Panacéia – José Carlos Barbosa de Aragão – Belo Horizonte/MG
Comissão julgadora poesia:
ENI CELDÔNIO - Mestre em Letras e Profª Curso de Letras UFSM
LETÍCIA RAIMUNDI FERREIRA – Professora, Escritora e Poeta .Graduada em de Letras na UPF, onde lecionou Lingua Francesa, e o Mestrado em Teoria da Literatura na UFSM, .É detentora da Cadeira nº9 da Academia Santa-Mariense de Letras.
EVANDRO CALDEIRA - Professor, Poeta e Ensaísta, Licenciado em Letras – Português/Inglês pela FAFRA (atual UNIFRA) e Bacharel em Desenho e Plástica pela UFSM. - Mestre e Doutor da Teoria da Literatura na PUCRS. Sócio fundador da Academia Santa-Mariense de Letras , Secretário geral e membro da Comissão Editorial, sendo detentor da Cadeira nº 12.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Vilnei