Notícias

16/07/2012 16/07/2012 16h17m

Pico da Gripe A já passou. Encerrada a vacinação.Tamiflu nos postos de saúde e PAs com receita médica


O Tamiflu trata a Influenza e a Gripe Sazonal. O tratamento leva de 48 a 72 horas para fazer efeito, diferente da vacina, que leva cerca de 15 dias para fazer efeito e serve de prevenção à Gripe A. Foto: Arquivo/Prefeitura de Santa Maria

O prefeito Cezar Schirmer recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a informação de que o período considerado de pico da Gripe A já passou e que as pessoas com sintoma gripal devem procurar, agora, os postos de saúde e unidades de pronto atendimento para consulta e eventual prescrição do remédio Tamiflu, visto que o estoque de vacinas se esgotou no RS.

“Com a análise das informações atuais, o secretário Ciro Simoni avalia que o período de maior incidência do vírus foi na semana passada e que a tendência é que a quantidade de casos em todo o RS diminua”, afirmou o prefeito, se referindo a entrevista concedida pelo secretário ao jornal Zero Hora. O secretário Ciro Simoni também garantiu que haverá Tamiflu suficiente para atender a demanda que se apresentará a partir de agora, com o fim da vacinação nos postos.

Para Santa Maria, desde que a campanha de vacinação iniciou para os grupos prioritários, em 5 de maio, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) disponibilizou aos santa-marienses 68 mil 760 doses para imunização. A campanha de vacinação em Santa Maria encerrou, nesta segunda-feira (16), com mais duas mil doses disponibilizadas pela CRS e distribuídas estrategicamente em sete postos de saúde da cidade. Desde que a campanha foi aberta à população, em 9 de julho, foram 17.610 doses da vacina disponibilizadas aos santa-marienses pela 4ª CRS.

Nos postos da Tancredo Neves e Kennedy, a vacinação ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira devido à formação de filas nas duas unidades, antes da meia noite de domingo (15), com a presença de idosos e crianças. Nestes locais a vacinação encerrou antes das 2h. A Guarda Municipal também atuou nas filas que se formaram nos postos de saúde, levando orientação, organizando o acesso à vacina e priorizando o atendimento para idosos, crianças e gestantes.

Tamiflu
Qualquer pessoa que apresentar sintomas da gripe pode procurar um posto de saúde ou uma das três unidades de pronto atendimento (PA) da cidade (Patronato, Tancredo Neves e UPA) para consulta médica. Havendo a necessidade o médico emitirá a receita simples para o tratamento com Tamiflu, que pode ser retirado de forma gratuita nos pontos listados abaixo. O Tamiflu trata a Influenza e a Gripe Sazonal.

Tratamento
O tratamento leva de 48 a 72 horas para fazer efeito, diferente da vacina, que leva cerca de 15 dias para fazer efeito e serve de prevenção à Gripe A. Na última sexta-feira a 4ª CRS disponibilizou um lote de 1.152 tratamentos de Tamiflu para Santa Maria na última sexta-feira. Desde maio, foram 3.590 tratamentos disponibilizados aos santa-marienses.

Tamiflu disponível nos seguintes locais
- Farmácia Popular.
- Farmácia Municipal.
- PA do Patronato.
- PA da Tancredo Neves.
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
- Hospital de Caridade.
- HGU.
- Cauzzo.
- Hospital da Brigada Militar.
- Hospital Universitário de Santa Maria.
- Hospital São Francisco.
- Unidade Oneide de Carvalho (Lorenzi), pelo turno da manhã.

Procedimentos de prevenção
- Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social.
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração.
- Ventilar os ambientes.

Texto: Fabricio Minussi
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial