Publicada em 03/07/2012 - Atualizado em 03/07/2012 21h53m

Está confirmado: maior shopping do interior do Estado é de Santa Maria. Investimento soma R$ 120 milhões

O maior Shopping Center do interior do Rio Grande do Sul está confirmado para Santa Maria. O sócio diretor do Grupo Muller Partners Negócios Inteligentes, Rayone Muller, acompanhado pelo secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Luiz Alberto Flores, anunciou a construção do mais novo empreendimento da cidade, na manhã desta terça-feira (3), em solenidade no Salão de Atos da Prefeitura.

Flores lembra que as tratativas com os diretores do Grupo Muller se estenderam por quase um ano. “Iniciamos a conversação em agosto do ano passado. Obviamente que a Prefeitura tentou colaborar da melhor forma possível, facilitando as negociações, oferecendo dados para que eles pudessem substanciar o seu projeto na cidade. Este shopping vai tornar novamente Santa Maria num pólo regional de comércio”, comemora o secretário.

O novo shopping de Santa Maria, que será erguido às margens da BR-287, contará com 165 lojas, sendo cinco “mega lojas” e sete “âncoras”, um hipermercado, cinco salas de cinema “stadium”, espaços de lazer, entretenimento e gastronomia e estacionamento para dois mil veículos – destes, 630 vagas cobertas. Segundo estimativas do diretor do Grupo Muller, o empreendimento, quando entrar em operação, irá gerar dois mil empregos diretos e de quatro a cinco mil postos de trabalho indiretos.

O Grupo Muller investirá R$ 120 milhões para a construção do complexo, que contará com uma área total de 131 mil metros quadrados e construída de 64 mil metros quadrados. Internamente, o espaço terá 34 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), isto é, destinadas aos futuros empreendedores. “A ABL é a nossa moeda, a nossa matemática. É onde tudo acontece no shopping, pois é o espaço que o lojista loca, ou seja, da vitrine para dentro”, explica Muller.

As obras devem iniciar nos próximos meses e a previsão é que o shopping seja inaugurado no primeiro trimestre de 2014. Muller esclarece, ainda, que o empreendimento será sustentável ambientalmente e que o complexo não disputará espaço com o comércio e com os shoppings locais. “É importante pontuar que não vamos brigar com o comércio local. Nós diagnosticamos uma demanda que existe na cidade, ou seja, que está disponível para consumo”, acrescenta.

Presidentes da Cacism e Fórum das Entidades comemoram anúncio

Para o presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, o anúncio do shopping vem ao encontro da política de desenvolvimento proposta pelo Executivo. “Eu acho que rivaliza muito com o anúncio da KMW, a gigante alemã. Isto vislumbra novos tempos para a nossa cidade e para a nossa economia. Este novo shopping vai ser um marco para a história de Santa Maria”, aponta Pacheco.

O presidente do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria (FEESM), Souvenir Machado, acredita que a construção do shopping fará com que a cidade desponte no cenário estadual. “Santa Maria já vem caminhando a passos muito fortes, pra frente com relação a investimentos, ao seu desenvolvimento. E, trazer um investimento deste porte muda todas as referências da cidade. Vendo as coisas acontecer no momento em que a economia, que de uma maneira geral está parada, Santa Maria está muito a frente”, salientou Machado.

Shopping apresenta modelo “lifestyle”

O horário de funcionamento do shopping será das 10h às 22h. Porém, o complexo apresenta uma nova proposta: o lifestyle. A intenção é que, após o horário comercial, o espaço mantenha-se aberto com opções noturnas aos santa-marienses, como restaurantes, bares e boate. “É um novo contexto no Brasil, que deu super certo e que nos Estados Unidos não é novidade. Nós simplesmente tropicalizamos de acordo com os hábitos e costumes local”, explica Muller.

De acordo com o diretor, ainda, o modelo lifestyle contempla também as crianças. “Quem vai usufruir são as pessoas de quatro a 80 anos, pois vai atender todo o tipo de público. A ideia é atender a família: o pai e a mãe que queiram praticar a sua gastronomia ou o consumo poderão deixar seus filhos monitorados e cuidados”, anuncia Muller.

Shopping deve trabalhar com marcas inéditas e investir no comércio local

Muller não anunciou as futuras lojas âncoras do novo empreendimento para não prejudicar o andamento das negociações, porém adiantou que estão sendo pesquisadas entre 30 e 50 novas marcas para Santa Maria. “Pesquisamos 41 grupos de produtos, de segmentos, que tenha a ver estar dentro de Shopping Center”, acrescenta. As primeiras empresas devem ser divulgadas nos próximos meses.

Muller ainda garantiu que o complexo irá incentivar e dar suporte aos empreendedores locais que vierem a se estabelecerem no shopping. “Para as pessoas físicas que, por ventura, quiserem instalar uma empresa, oferecemos uma equipe especializada para dar consultoria a estes empreendedores”, sinaliza.

Nome do shopping será escolhido democraticamente

O shopping ainda não tem nome. A intenção do sócio diretor do Grupo Muller é que seja realizado um concurso pra definir o nome do empreendimento. A previsão é que sejam apresentadas algumas opções aos santa-marienses e a definição venha de forma democrática.

Texto: Luiz Otávio Prates
Foto: João Alves

Jornalista responsável: Fabricio Minussi


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