Inicial > Notícias > Reforço no SUS: lançamento do Hospital...

Notícias

29/06/2012 29/06/2012 21h01m

Reforço no SUS: lançamento do Hospital Alcides Brum coloca em evidência a saúde em Santa Maria


Doralina Brum cortou o laço inaugural junto ao prefeito Cezar Schirmer e ao provedor Walter Jobim Neto / Foto: Carlos Nunes

O Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um importante reforço para Santa Maria e região. O prefeito Cezar Schirmer participou, nesta sexta-feira (29), à noite, da inauguração do mais novo empreendimento da cidade: o Hospital de Caridade Alcides Brum. “Santa Maria começa a se reencontrar com o seu passado, quando foi referência em saúde pública para o Brasil, e construir um futuro”, salientou o chefe do Executivo, durante seu pronunciamento.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a saúde no município voltará a ser um modelo para o país. “Durante muito tempo, fiz críticas à direção do Hospital de Caridade. Hoje, tenho a obrigação de reconhecer, de aplaudir e de agradecer a esta direção, que decidiu construir, com recursos próprios, um hospital à altura dos mais modernos do país. Este complexo devolverá à nossa cidade um patamar de referência em saúde para o Brasil”, destacou.

Schirmer ainda lembrou que, com a conclusão das obras de construção do Hospital Regional, e, somados à Casa de Saúde e ao Hospital Universitário, Santa Maria chegará a 800 leitos SUS. “Estamos retomando o tempo perdido. Os investimentos na saúde, tanto públicos como privados, vão refletir e impactar a vida dos santa-marienses”, comentou. Ele destacou ainda a importância do cidadão emérito Alcides Brum, que tanto contribuiu para a saúde no município.

O provedor do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Walter Jobim Neto, reconheceu os esforços do prefeito Cezar Schirmer e dos demais políticos santa-marienses para a construção do complexo. “A saúde de Santa Maria precisa destes 132 leitos. O atendimento ao carente sempre foi uma grande preocupação deste hospital. Esta data é muito significativa para nós”, destacou, emocionado.

O Dr. Luciano Brum, que falou em nome da família Brum, destacou a importância de seu pai, Alcides Brum, para a saúde no município. “Eu tenho certeza que, se meu pai estivesse aqui, ficaria muito orgulhoso com esta direção e com este novo hospital. Ele mostrou a todos que o maior exemplo não vem das palavras, mas sim das atitudes”, salientou o médico urologista, que fez referência a sua mãe, Doralina Lucia Brum, presente à solenidade.

A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ilse Mello, lembrou que, conforme acordado entre o Hospital e o Governo do Estado, o complexo receberá pacientes encaminhados pela coordenadoria, pelos Pronto Atendimentos e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). “Este complexo não funcionará como uma porta aberta, mas sim a partir dos encaminhamentos. Estes serviços vão se ampliar à medida do possível”, salientou.

Hospital disponibilizará 130 leitos SUS para a região

O Hospital Alcides Brum disponibilizará 130 leitos destinados aos pacientes SUS e, com isso, Santa Maria passa a contar com 526 vagas para o sistema – sendo 124 na Casa de Saúde e 272 no Hospital Universitário (Husm), conforme números divulgados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O Hospital Regional de Santa Maria, que está em vias de conclusão, oferecerá outros 277 leitos até o final deste ano, o que ampliará o número de vagas para 803 na cidade.

O Ministério da Saúde determina três leitos SUS a cada mil habitantes do município. Portanto, até o final do ano, a previsão é que Santa Maria esteja com o número médio superior ao estipulado pelo Governo Federal. A previsão é que o Hospital de Caridade Alcides Brum, localizado junto ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, comece a operar em até 10 dias, logo após a publicação do contrato no Diário Oficial do Estado.

Os 130 leitos SUS do novo complexo médico hospitalar serão de internação e de Centros de Tratamentos Intensivos (CTI). A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 500 pessoas por dia.

Texto: Jorn. Luiz Otávio Prates
Fotos: Carlos Nunes 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial