Inicial > Notícias > Prefeitura anuncia instalação de ciclofaixas em...

Notícias

25/05/2012 25/05/2012 17h58m

Prefeitura anuncia instalação de ciclofaixas em vias da cidade e lança o Programa Pedale Legal


O Pedale Legal tem como passo inicial a instituição das ciclofaixas que consistem na demarcação de faixas para trânsito exclusivo de bicicletas. A Ciclofaixa é voltada para a utilização de lazer e funcionará em horários específicos aos domingos e feriados

A Prefeitura de Santa Maria apresentou à imprensa na manhã desta sexta-feira (25) o Projeto Pedale Legal, elaborado por técnicos do Escritório da Cidade, em parceria com a Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana, e que, etre outras ações, visa a instalação de ciclofaixas em algumas vias do município. O Pedale Legal vai ao encontro da política da atual Administração Municipal, de apresentar novas alternativas de modais de transporte para a população, qualificando e proporcionando mais segurança no trânsito, ao mesmo tempo em que incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte regular. O projeto foi apresentado pelo prefeito Cezar Schirmer, durante a tradicional entrevista coletiva de todas as sextas-feiras, no Gabinete do Prefeito.

O Pedale Legal tem como passo inicial a instituição das ciclofaixas que consistem na demarcação de faixas para trânsito exclusivo de bicicletas. A Ciclofaixa é voltada para a utilização de lazer e funcionará em horários específicos aos domingos e feriados, porém, contempla uma nova visão de mobilidade urbana sustentável através do fomento ao uso de bicicletas. A ideia é que através da utilização correta da ciclofaixa a população fique habilitada, no que tange à sinalização e comportamento, para passar a utilizar a bicicleta como meio de transporte e então a Prefeitura possa dar os próximos passos do projeto, como a criação de uma ciclovia e até bicicletários em pontos de ônibus de grande fluxo, criando um modal de transporte integrado, elevando Santa Maria à condição buscada de sustentabilidade.

Para o prefeito Cezar Schirmer o Pedale Legal é uma premissa interessante para inserir Santa Maria em um contexto de modernidade que é padrão nas melhores cidades do mundo. “As cidades que tem a melhor qualidade de vida e dão atenção específica a seu cidadão, tanto na saúde, lazer e esporte, quanto à mobilidade urbana, têm a utilização da bicicleta presente nas políticas públicas. Então vamos imediatamente transformar esse projeto em realidade e, assim, as pessoas que gostam dessa prática e não têm um local específico compatível, logo terão a ciclofaixa como preliminar de outras tantas ações que o nosso governo vai fazer nessa área”, explicou Schirmer.

Os benefícios que uma política pública de fomento à prática do ciclismo urbano pode proporcionar agregam segmentos vitais para o desenvolvimento de uma cidade e para o melhor aproveitamento urbanístico e qualidade de vida da população. Projetos como o Pedale Legal são capazes de reduzir os impactos ambientais causados pelo uso de veículos automotores, bem como diminuir significativamente a sua utilização, otimizando, assim, o trânsito e acesso em áreas conflitivas. Além disso, o Pedale Legal pode estreitar a relação da população com o patrimônio público através de uma sensação de pertencimento que se desenvolve enquanto as pessoas se valem dos dispositivos integrados de transporte que surgem como desdobramento da aplicação dessas políticas.

O projeto
Durante a entrevista coletiva Schirmer informou que o projeto prevê a pintura das faixas e instalação de sinalização terrestre e vertical através de recursos próprios. A instalação das faixas inicia na primeira quinzena de junho e o primeiro percurso de dois quilômetros, com investimentos na ordem de R$ 100 mil, já está definido: será da Avenida Medianeira, entre a Rua Serafim Valandro e Rua Cândida Vargas (próximo à rótula da Avenida Ângelo Bolson). O projeto global prevê a instalação de ciclofaixas em mais de 20 quilômetros de vias.

Equipe
A apresentação se deu na presença do time de responsáveis técnicos do projeto, formado por profissionais do Escritório da Cidade e Secretaria de Município de Mobilidade Urbana, e seus elaboradores, o diretor de Gabinete, Rogério Assis Brasil, e Nathalie Kuczura. Estiveram presentes o presidente, Julio Silva Neto, e vice-presidente do Escritório da Cidade, arquiteto Fábio Vasconcelos, acompanhados das arquitetas Sheila Comiran e Nivia Braido, e da diretora de captação do Escritório da Cidade, Valcerina Gassen; o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Caetano Passini, acompanhado dos técnicos da Secretaria Paulo Ivan Cezimbra e Cristian Scheffer.

Ciclofaixa X Ciclovia
 É muito comum a confusão entre os termos ciclofaixa e ciclovia, porém elas não são iguais, apesar de serem utilizadas para a prática do ciclismo. A ciclofaixa consiste em um espaço reservado e demarcado em vias públicas que funciona em dias e horários específicos para o uso da bicicleta para o lazer. Em Santa Maria, a ciclofaixa funcionará aos domingos e feriados entre 8h e 14h.

Já a ciclovia é um espaço fixo, disponível 24 horas por dia, e que tem como finalidade a utilização da bicicleta como meio de transporte diário vital para uma mobilidade urbana sustentável e que integra um novo modal de transporte, objetivo traçado pela administração municipal através do Pedale Legal.

Texto: Guilherme Bicca
Fotos: João Vilnei
Fotos/Projeto: Escritório da Cidade
Edição: Fabricio Minussi

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial