Inicial > Notícias > Chineses anunciam em 20 dias local...

Notícias

11/04/2012 11/04/2012 20h17m

Chineses anunciam em 20 dias local para instalação de uma montadora de caminhões


O anúncio oficial sobre o local onde será instalada uma montadora de caminhões da Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company – braço da gigante chinesa Dongfeng Motos Corporation -,sairá dentro de 20 dias. A confirmação foi dada no início da tarde desta quarta-feira (11), pelo diretor da empresa GBL Ásia Business, Lúcio Guazelli, que representa os interesses dos investidores chineses no Brasil. Os diretores do conglomerado asiático chegaram a Santa Maria na noite de terça-feira (10), para avaliar as condições oferecidas pela cidade para receber o investimento, inicialmente projetado em R$ 75 milhões e que irá gerar cerca de 550 empregos diretos.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Cezar Schirmer, secretários de município, lideranças empresariais e políticas, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), entidades de classe, autoridades civis e militares e agentes promotores do desenvolvimento da cidade estiveram reunidos com os diretores da empresa chinesa que possui mais de 120 mil empregados e registra um faturamento anual de U$ 29 bilhões. O encontro ocorreu nas dependências do Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (Prédio da SUCV).

Durante a reunião, que durou aproximadamente uma hora e meia, Schirmer apresentou a cidade aos investidores, com dados estatísticos sobre a qualidade e abundância da mão de obra gerada pelas oito instituições de ensino superior do município, além de informações gerais sobre a economia da cidade, modais de transporte e logística, e elencou aos chineses os incentivos oferecidos pelo município, entre eles, uma área de 165 hectares no Distrito Industrial (DI), ao norte do parque produtivo. Ainda pela manhã a comitiva foi ao DI conferir o terreno destinado à montadora e aproveitou para visitar as obras do Santa Maria Tecnoparque.

“Estamos fazendo a nossa parte, com os pés no chão, oferecendo a cidade e apresentando aos investidores os incentivos que o município oferece, além de uma área no DI, licenciada ambientalmente, dentro daquilo que foi sugerido pelos chineses. Da mesma forma, chamamos as forças representativas de Santa Maria para que participassem desse processo. Estamos mais uma vez no visor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, na disputa com Camaquã para receber esse investimento que vai ao encontro das políticas que projetamos para gerar emprego e renda, dando novo vigor ao perfil econômico da nossa cidade”, disse o prefeito.

Falando em nome dos investidores chineses Lúcio Guazelli disse que a comitiva ficou bastante impressionada com o que foi apresentado em Santa Maria. “Está tudo dentro daquilo que esperamos e precisamos para instalar, primeiramente, uma montadora de caminhões e, em seguida, uma fábrica de veículos para atender a demanda da América Latina e África”, afirmou Guazelli. Ao falar sobre os modais de transportes e logística, o diretor da GBL Ásia Business disse que os chineses pretendem operar as exportações a partir do Porto de Rio Grande.

“Avaliamos que Santa Maria está muito bem sob estes e outros aspectos. A proximidade com o Porto de Rio Grande, uma área licenciada ambientalmente no Distrito Industrial contemplada por linha férrea são ingredientes que fazem a diferença, mas a decisão final sobre o local cabe, única e exclusivamente, aos diretores da empresa”, afirmou Guazelli, que não oficializou e nem confirmou qualquer interesse por município de Santa Catarina pelo investimento. “A ideia do grupo é operar a partir do Porto de Rio Grande”, reforçou.

Na mesma linha segue o raciocínio do assessor Internacional da Presidência da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Somchai Ansuj. “Desde o início as tratativas vêm se desenvolvendo para que esse investimento se concretize no Rio Grande do Sul. As Articulações se dão todas nesse sentido. O Estado fez a sua parte, através da AGDI e oferecendo os incentivos previstos em lei. Estamos confiantes de que essa montadora será instalada no Rio Grande do Sul”, afirmou Somchai, que também acompanha a comitiva chinesa em Santa Maria.

Ainda na tarde desta quarta-feira, os investidores realizaram um sobrevôo na cidade. O prefeito Schirmer e o superintendente da ADESM, Diogo De Gregori acompanharam o vôo. A agenda dos chineses em Santa Maria encerrou com uma visita aos laboratórios do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A comitiva foi recepcionada pelo vice-reitor Dalvan Reinert.

De acordo com o secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Luiz Alberto Flores, os chineses conheceram o Laboratório de Projetos e Sistemas Técnicos; Núcleo de Automação e Processo de Fabricação; Laboratório de Motores e Soldagem; e o Laboratório de Controle e Automação. “Foi uma oportunidade para que os investidores pudessem conhecer, na prática, a qualidade da mão de obra formada pela UFSM e que atende às demandas da montadora”, disse Flores.

A comitiva

Integram a comitiva chinesa da Dongfeng - Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company, a presidente do conselho, Lian Bingyun; a diretora, Xiang Penglai; o diretor do Departamento de Negócios Internacionais, Xiang Youlin; o diretor de vendas, Yi Jiqiang; o gerente geral, Xiang Bailin; e a gerente de vendas, Yan Ping. Pela GBL Ásia Business também estão em Santa Maria os diretores Guilherme Roehe e João Batista Ribeiro.

Texto: Fabrício Minussi
Fotos: João Alves/PMSM

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial