Notícias

03/04/2012 04/04/2012 11h12m

Prefeitura de SM possui melhor modelo de desenvolvimento para médios e grandes municípios do RS


Santa Maria possui a melhor política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda entre os municípios de portes médio e grande do Rio Grande do Sul (RS). A confirmação veio na tarde desta terça-feira (3), durante ato de entrega da premiação Prefeito Empreendedor – Loureiro da Silva, edição 2012, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE).

A solenidade, que ocorreu nas dependências do Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu 33 prefeituras finalistas do RS, que disputaram oito categorias distintas. Santa Maria disputou, inicialmente, nas categorias “Desenvolvimento Rural” e “Apoio à Formalização de Pequenos Negócio”, mas foi agraciada com o prêmio de “Melhor Projeto de Desenvolvimento de Médios e Grandes Municípios Gaúchos”.

O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado dos secretários de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, recebeu o prêmio das mãos do secretário do Gabinete dos Prefeitos do Governo do Estado, Afonso Motta.

“Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há pouco mais de três anos, que passa pela efetivação de políticas públicas que estão transformando o cenário econômico da nossa cidade”, disse Schirmer, que acrescentou: “Este não é um prêmio do prefeito, mas de todos os santa-marienses e da cidade de Santa Maria”, afirmou.

Santa Maria concorreu ao Prêmio Prefeito Empreendedor em duas categorias: Desenvolvimento Rural e Apoio à Formalização de Pequenos Negócios. “No entendimento do SEBRAE, ao avaliar os projetos apresentados pela Prefeitura, chegou-se a conclusão de que Santa Maria apresenta a melhor política pública de desenvolvimento econômico dos médios e grandes municípios do RS”, avaliou o secretário Cezar Gehm.

Já o secretário Rodrigo Menna Barreto atribui o prêmio ao conjunto dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura em benefício do micro e pequeno empreendedor e ao pequeno agricultor familiar. “As políticas públicas do setor econômico implementadas pelo prefeito Schirmer e sua equipe estão interligadas, uma vez que o foco é dar condições para que o tanto o micro e pequeno empreendedor como o pequeno produtor rural ou agricultor familiar tenham plenas condições de exercerem suas atividades, com incentivos gerados pela Prefeitura e que promovam, cada vez mais, a formalização da nossa economia, gerando emprego, renda e incrementando a nossa matriz tributária”, explicou o secretário de Município de Desenvolvimento Rural.

O secretário Giovani Manica, salientou a coragem do prefeito Schirmer ao propor a transformação da economia da cidade, tomando como base não só a atração de grandes investimentos, mas, também, a formalização de pequenos empreendedores e o incentivo às cadeias produtivas, através de programas específicos que vão ao encontro das necessidades, principalmente, do pequeno produtor rural. “Por isso o reconhecimento dado ao prefeito e ao seu projeto de governo”, salientou Manica.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, em seu pronunciamento, ressaltou a importância da premiação conferida pela entidade. "O prêmio é muito importante porque o prefeito é um líder, e suas ações de apoio às micro e pequenas empresas devem ser conhecidas pela comunidade. Além disso, representa um incentivo maior para o desenvolvimento das iniciativas que contemplem a melhoria do ambiente econômico aos pequenos negócios nos municípios", afirmou.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é dividido nas seguintes categorias: Destaque Temático Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais, Destaque Temático Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual, Destaque Temático Lei Geral Municipal, Destaque Temático Médios e Grandes Municípios, Destaque Temático Crédito e Capitalização, Destaque Temático Promoção do Desenvolvimento Rural, e Melhor Projeto Estadual.

No próximo dia 15 de maio, o prefeito Schirmer estará em Brasília disputando o prêmio Prefeito Empreendedor em âmbito nacional, na categoria de Melhor Projeto de Desenvolvimento de Médios e Grandes Municípios. Além da distinção conferida pelo SEBRAE nesta terça-feira, Schirmer também recebeu o Selo de Prefeito Empreendedor, que poderá ser utilizado de forma institucional para promover produtos, serviços e programas da municipalidade.

Schirmer fez questão de enaltecer a parceria estabelecida ao longo dos últimos anos com o SEBRAE. “Encontramos na entidade mais que uma parceira. O SEBRAE contribui, de sobremaneira, com o desenvolvimento dos municípios gaúchos e brasileiros, proporcionando às prefeituras mecanismos de expansão e qualificação de suas políticas de desenvolvimento. O SEBRAE é um exemplo do Brasil que dá certo”, concluiu o prefeito.

As políticas públicas em destaque

- Sala do Empreendedor: formalização de mais de 4,2 mil trabalhadores e concessão de mais de 2,7 mil alvarás.
- Apoio ao Microcrédito: aporte de R$ 600 mil através da Instituição de Microfinanças Imembui.
- Conclusão e ocupação do Shopping Independência.
- Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e Empreendedor Individual.
- Municipalização e licenciamento ambiental da área do Distrito Industrial (DI)
- Instalação de 19 novas indústrias no DI, com investimentos inicialmente previstos da ordem R$ 29 milhões, gerando mais de 800 empregos diretos.
- Criação da Agencia de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Santa Maria
- Programa Municipal de Desenvolvimento Rural: (Pro Frango, Pro Peixe, Pro Leite, Pro Horta, Pro Mel, Pro Agroindústria, Pro Ovinos, Pro Fruta, Pro Flor, Pro Cria e Pro Calcário).
- Distribuição gratuita de 35 mil alevinos e dez mil pintos. Hoje, esses dois programas já recebem o benefício direto e comercializa a sua produção.
- Caminhão do Peixe, que já comercializou mais de 15 toneladas de pescados nos bairros e vilas de Santa Maria, em apenas cinco meses.
- Distribuição de 1,5 mil toneladas de calcário dentro do Programa Municipal para correção de solo, proporcionando o aumento da produção agrícola.
- Distribuição de 500 doses de sêmem bovino das raças Jersey e Holandês, dentro do programa Pró-Leite.
- Construção de 50 micro-açudes, qualificando o setor de psicultura.

Texto: Fabricio Minussi
Fotos: João Alves/PMSM

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial