Inicial > Notícias > Feirão Colonial: cerimônia marcou a comemoração...

Notícias

31/03/2012 02/04/2012 10h44m

Feirão Colonial: cerimônia marcou a comemoração dos 20 anos do projeto de economia solidária


Autoridades prestigiaram o ato no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter/Foto: Nathale C. Kraetzig/PMSM

Os 20 anos do Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança, que acontece todas as semanas no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, trouxe uma comemoração especial neste sábado. Junto com a feira, que além de oferecer produtos de qualidade visa gerar trabalho e renda para os pequenos agricultores, aconteceu o lançamento da revista alusiva a duas décadas ndo projeto.

O ato contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer o arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, a coordenadora do Projeto, Irmã Lourdes Dill, representantes do secretariado, vereadores e demais autoridades municipais. No primeiro momento, o público presente conheceu um pouco da história do projeto Esperança/Cooesperança e conferiu uma apresentação teatral do grupo Levante da Juventude. Todos os presentes receberam a revista comemorativa de 20 anos do Feirão Colonial.

Para o prefeito Schirmer, o Feirão Colonial faz muito mais do que aproximar o produtor do consumidor. “É muito mais do que isso. Nós estamos semeando uma nova realidade. Construindo cidadania, revelando que uma outra economia é possível”. O Chefe do Executivo ainda destacou o comprometimento da Administração Municipal com a economia solidária.

“A Câmara de Vereadores aprovou, recentemente, as políticas públicas do município para a produção primária e para a economia solidária, de tal forma que um dos poucos municípios do RS que tem um seguro agrícola para o produtor rural é Santa Maria”, lembrou Schirmer.

Em seu pronunciamento, a irmã Lourdes Dill relembrou a trajetória de lutas e conquistas daqueles que fizeram parte dos 20 anos do projeto. A religiosa também ressaltou a importância do engajamento do poder público nas políticas de desenvolvimento sustentável. “A meta agora é olhar para frente, para os próximos 20 anos do feirão. Para isso, os que vêm depois de nós vão colher muitos frutos que nós ajudamos a semear”, finalizou irmã Lourdes.

O Feirão Colonial além de aproximar produtores de consumidores, oferecendo produtos de qualidade, gera renda e cidadania para aqueles que comercializam no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A história da agricultora Bernadete Bordin, há 18 anos se mistura com a do feirão. Ela lembra que no início, não acreditava que aquela pequena feira de produtores fosse dar certo. Mas hoje admite que, além de ter construído uma rede de amizades, também “é daqui que vem a fonte de renda da minha família”, comenta. Um dos personagens da revista do Projeto Esperança/Cooesperança, o produtor Luiz Carlos, também participa da feira semanal há 18 anos. “No início comecei fazendo pastéis para os próprios feirantes. Hoje chego a vender mais de 300 em um só dia”, comemora.

O Centro de referência está localizado na Rua Heitor Campos, s/nº, atrás da Basílica da Medianeira. O Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança é vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, integrado no Território da Cidadania e da Coordenação Regional de Agricultura, Pesca e Cooperativismo. A Prefeitura Municipal de Santa Maria é uma das parceiras das comemorações dos 20 anos do Projeto.

Programação

7h às 11h30 – Comercialização Direta

8h- Acolhida
Mística do Levante Popular da Juventude

8h30min - Ato Oficial Comemorativo dos 20 anos do Feirão Colonial

- Contextualização do Histórico dos 20 anos do Feirão Colonial
- Lançamento da Revista dos 20 anos do Feirão Colonial
- Pronunciamentos diversos (Autoridades, Empreendimentos, Entidades e Setores Públicos)
- Entrega de materiais (20 gôndolas e 16 balanças) do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)
- Presença do Núcleo Técnico e Núcleo Dirigente do Território de Cidadania e representantes da Coordenadoria Regional de Agricultura, Pesca e Cooperativismo
- Atividades Culturais
- Café Colonial com os Produtos do Feirão Colonial
- Entrega de mudas de árvores Nativas, cortesia da FEPAGRO/SM e sorteio de sacolas retornáveis
- Confraternização, Festejos Populares e visitação ao Feirão Colonial

Promoção: Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, RS e Parceiros.

Texto e fotos: Nathale C. Kraetzig
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial