Inicial > Notícias > Em dois meses, o novo Albergue...

Notícias

29/11/2010

Em dois meses, o novo Albergue Municipal é referência para outras cidades


Infraestrutura de qualidade, equipe especializada, três refeições diárias. Essas e outras melhorias podem ser vistas no novo Albergue Municipal de Santa Maria, que foi inaugurado em setembro deste ano com o intuito de oferecer condições dignas aos que necessitam de abrigo, sejam moradores de rua ou mesmo quem veio ao município e não possui condições de custear as despesas de hospedagem.

Para viabilizar a transferência do Albergue, que era localizado no prédio anexo à Câmara Municipal de Vereadores, o município firmou um Convênio com a Organização Sociedade Civil (OSC) - Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania. Pelo convênio, a Administração Municipal repassa mensalmente à OSC o valor de R$ 19.760, o que reduz pela metade o gasto mensal da Prefeitura em relação à antiga estrutura. Além do custeio das despesas do prédio atual, localizado na Avenida Rio Branco, nº 135, em frente ao Hotel Samara, a parceria viabilizou a contratação de mais profissionais. Para prestar este serviço, o Município conta com uma assistente social, uma psicóloga, uma técnica de enfermagem, monitores, supervisores, cozinheira e serviços sociais.

A atuação destes funcionários é exclusivamente no Albergue o que possibilita, além das atribuições corriqueiras, que seja realizado um trabalho de integração social, através da valorização da autoestima dos albergados e de sua reinserção no mercado de trabalho. A Secretária de Município de Assistência Social, Marta Zanella conta que esta tarefa tem gerado frutos. “Temos dois albergados que já estão trabalhando formalmente no Restaurante Popular”, destaca. A titular da pasta vai mais adiante e ressalta que o novo espaço serviu de modelo para outras cidades do Estado.

O local abriga moradores de rua, pessoas que tiveram os seus vínculos familiares desfeitos, estudantes e profissionais liberais que estão de passagem pela cidade. Em média são atendidas 40 pessoas por dia, o que representa 95% da capacidade do local. Os quartos contam com banheiro e os albergados têm a disposição produtos de higiene pessoal. Além disso, são oferecidas três refeições diárias. De segunda à sexta-feira, o café da manhã e a janta são servidos na própria instituição e o almoço é serviço gratuitamente no Restaurante Popular. Nos finais de semana todas as refeições são disponibilizadas no Albergue Municipal.
 

Texto: Jorn. Mayura Leal

Fotos: João Alves
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial