Inicial > Notícias > Extra: Santa Maria encaminha parceria para...

Notícias

25/01/2012 25/01/2012 22h14m

Extra: Santa Maria encaminha parceria para implantar modelo espanhol de Central de Emergências


Reunião de assinatura do protocolo de intenções com autoridades da segurança, em Bilbao

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo Basco deram início, nesta quarta-feira (25), ao encaminhamento de um protocolo estreitando relações entre as duas instituições na área de segurança pública e atendimentos emergenciais. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (25), pelo prefeito Cezar Schirmer, que lidera uma missão empresarial de Santa Maria em prospecção de negócios no país basco. O secretário Giovani Manica, que coordena o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), também participou da agenda que teve as presenças do diretor da Pólo Electro, Eduardo Mansilha, do vice-ministro da Segurança do país basco, Raúl Arroiabe, e do gestor e executor do projeto de segurança Júlio Scarmussa.

Segundo Schirmer, a articulação se dá no sentido do Governo do País Basco transfira, gratuitamente, o projeto de implantação de um sistema que controla todos os pedidos de ajuda imediata, como serviços de ambulância, polícias, Defesa Civil, recolhimento de animais, ordenamento do trânsito. “Tudo é controlado por uma equipe, através de um sistema de videomonitoramento. O sistema também inclui serviço de alerta do clima, o que ajuda e antecipa procedimentos que minimizam os efeitos provocados, por exemplo, por tempestades e outros fenômenos naturais”, explicou o prefeito.

O alto grau de eficiência alcançado pelo sistema na Espanha teve grande repercussão. Alguns países da Europa já adotaram o projeto que também está sendo implantado em países da América do Sul, como Argentina e Chile. “Santa Maria pode ser pioneira nesse processo no Brasil, aproveitando a estrutura da Central de Videomonitoramento que está sendo implementada pela Prefeitura, com a utilização de câmeras de vigilância de alta resolução e investimentos de R$ 1 milhão com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, avaliou Manica.

A implantação do sistema em Santa Maria será tema da primeira reunião do GGI-M, a ser convocada no retorno do prefeito da Europa, no início do mês de fevereiro. “Trata-se de um projeto originado no país basco e que pode ser iniciado pela estrutura que estamos implementando na cidade,.Mesmo envolvendo várias instituições, de diversos níveis de governo, os resultados são excelentes, pelas ações rápidas e em conjunto”, concluiu Manica.

Participam da missão santa-mariense empresários da cidade, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Fórum de Entidades Empresariais, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Vereadores e empresas com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica.

MISSÃO SANTA-MARIENSE
Cezar Augusto Schirmer
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Marcos Ugalde de Araujo Goes
Sustentasul Consultoria Ambiental

Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior
GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos

Marçal Paim da Rocha
Químea

Juliana Vidal Marcon
Destina Soluções em Resíduos

Sonia de Avila Botton
UFSM

Diogo De Gregori
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Lucas Fernandez Robinson
Robinson, Bernardes & Dias Advogados

Rogério Carvalho de Assis Brasil
Diretor do Gabinete
Prefeitura Municipal de Santa Maria / Unifra

Valéria Cristina Paredes Robinson
Destina Soluções em Resíduos

Giovani Carter Manica
Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Maria de Lourdes Castro
Câmara Municipal de Santa Maria

Souvenir Machado
Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais

Marcio Mansilha
Polo Electro

Eduardo Mansilha
Polo Electro

Texto: Fabricio Minussi
Foto: Divulgação/Ministério da Segurança Basco/Espanha
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial