Inicial > Notícias > Tertúlia presta homenagem ao compositor de...

Notícias

08/11/2011 08/11/2011 17h06m

Tertúlia presta homenagem ao compositor de “No Coração do Rio Grande”


A XIX Tertúlia Musical Nativista, promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura, tem como homenageado especial, este ano, o compositor Osvaldo Medeiros, autor da música “No Coração do Rio Grande”. O homenageado, natural de Tubarão (SC), reside, atualmente, em Curitiba. Apresentada na segunda Tertúlia, em 1981, “No Coração do Rio Grande” tornou-se um hino não oficial de Santa Maria. Na década de 1980, o Grupo Terra Santa, formado basicamente pela família Medeiros, teve trajetória destacada no cenário dos festivais nativistas. “Decorridos 30 anos desde que a música foi apresentada pela primeira vez, no palco da Estância do Minuano, ‘No Coração do Rio Grande’ tornou-se um clássico do cancioneiro gaúcho. É uma declaração de amor por Santa Maria, que emociona a todos em qualquer lugar que seja executada, projetando o nome do município e os valores da amizade, da fraternidade e do culto às tradições. Em nossa cidade, a música foi incorporada ao repertório de bandas militares e escolares, tornando-se trilha sonora quase que obrigatória em solenidades oficiais e festividades populares”, salienta a secretária de município da Cultura, Iara Druzian.

No ano em que homenageia o autor da composição incorporada pelo público como símbolo santa-mariense, a Tertúlia também institui o Troféu Vento Norte, destinado à melhor composição sobre Santa Maria. A homenagem a Osvaldo Medeiros acontece na segunda noite da Tertúlia, no sábado (12), oportunidade em que o compositor receberá um troféu especial das mãos do prefeito Cezar Schirmer.

A XIX Tertúlia Musical Nativista inicia na próxima sexta-feira (11), no pavilhão lonado montado no Largo da Gare da Viação Férrea. “A cerimônia de abertura reserva surpresas ao público, reunindo música, dança e poesia”, adianta Iara Druzian. Após a solenidade de abertura do festival, acontece o show de Renato Borghetti e banda. Logo em seguida, apresentam-se as 10 músicas concorrentes da noite. O show de encerramento da primeira noite da XIX Tertúlia fica a cargo de Daniel Torres.

 

Texto: jornalista Ludwig Larré (MTb 7922)
Especial Tertúlia 2011
Foto: joão Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial