Inicial > Notícias > Prefeitura estuda a viabilidade da implantação...

Notícias

31/10/2011 31/10/2011 19h02m

Prefeitura estuda a viabilidade da implantação de Veículos Leves sobre Trilhos em Santa Maria


Inovação e modernidade. Estas foram as palavras que nortearam a reunião realizada na tarde desta segunda-feira (31) entre o prefeito Cezar Schirmer, o diretor da empresa Bom Sinal, Eduardo Bissacot, e os secretários de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno, e de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Carlos Pippi Brisola. Na pauta, a viabilidade da implantação de um novo sistema de transporte público para Santa Maria: Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Para o chefe do Executivo, a proposta de implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos trará uma série de benefícios para o município. “Estamos pensando em Santa Maria para 20 anos. E a implantação destes modernos veículos vai ao encontro das políticas que adotamos desde o início da nossa administração, que é de melhorar substancialmente o sistema viário e de mobilidade urbana da nossa cidade. Essa é a visão do nosso Governo e é nesse sentido que vamos continuar trabalhando”, destacou Schirmer.

O secretário Brisola destaca que os estudos para a instalação dos equipamentos ainda estão em fase preliminar. “Por determinação do prefeito, estamos verificando a viabilidade deste sistema para a cidade. Este é um dos tipos de transporte que está sendo analisado, junto a outras formas”, explica. Ele comenta, ainda, que a reunião junto a Bissacot foi produtiva. “Nesse contexto, trouxemos o representante da empresa Bom Sinal. Estamos avançando nesse sentido”, frisa.

O VLT, com capacidade de 96 a 208 lugares sentados, possui entre dois e quatro carros equipados com ar condicionado e utilizam biodiesel como combustível. “São trens ultramodernos, com muita velocidade. Eles usam o biodiesel, que é muito importante para a preservação do meio-ambiente”, salienta o secretário Bisogno. Em novembro, Schirmer buscará, em Brasília (DF), informações junto ao Governo Federal.

E a rota de circulação do trem já está prevista. A intenção do Executivo é que os veículos partam dos bairros Tancredo Neves e Santa Marta, na Região Oeste, transitem pela Região Norte, até chegar ao Bairro Camobi, na Zona Leste. “Santa Maria é o berço ferroviário do Estado. Nós temos uma malha ferroviária pronta no entorno da cidade e, com isso, não necessitaríamos de recursos para a construção de trilhos”, salienta o prefeito Cezar Schirmer.

A implantação do sistema será discutida nas audiências públicas que definirão o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. “Esse novo empreendimento, extremamente moderno, é fundamental para o futuro da cidade, principalmente para desafogar o trânsito e dar melhores condições às pessoas que necessitam do transporte coletivo, assim teremos outra possibilidade, um novo modal. É isso que o prefeito Cezar Schirmer vem nos determinando”, acrescenta o secretário.

Texto e fotos: Luiz Otávio Prates

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial