Notícias
27/10/2011
Tertúlia Nativista movimenta a economia santa-mariense
Com um orçamento de 350 mil reais, a Tertúlia Musical Nativista deixará boa parte desses recursos com fornecedores santa-marienses. A estrutura a ser montada na Gare da Viação Férrea para receber o evento – que acontece de 11 a 13 de novembro – envolve a contratação de dez empresas, entre prestadoras de serviços e fornecedoras de material. “Dentre esses serviços, apenas a locação das cadeiras para o público e do gerador de energia elétrica foram contratadas junto a empresas de fora do município”, informa o coordenador geral da XIX Tertúlia, André Farias. Segundo ele, além de prestigiar empresas locais, o investimento para realização do festival estará remunerando mais de 110 trabalhadores santa-marienses contratados pelos fornecedores.
A secretária municipal da Cultura e presidente da XIX Tertúlia Musical Nativista, Iara Druzian, explica que, do orçamento total do evento, 230 mil reais provêm de captação por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O restante é investimento do município. Há 15 dias do início do festival, a secretária garante que todo o cronograma de atividades vem sendo cumprido à risca, conforme planejamento prévio, para garantir o sucesso do certame. “No ano passado, não imaginávamos que a Tertúlia fosse mexer tanto com o coração das pessoas como mexeu. Isso nos estimula a redobrar os esforços, em função da responsabilidade depositada na prefeitura. É o maior evento musical da região central do estado e temos que corresponder com essa expectativa. A experiência de realizar o evento na Gare deu certo, foi aprovada pela população e está sendo mantida”, declara Iara Druzian.
Festival deste ano terá novidades
Uma das novidades deste ano, em relação à edição de 2010 – que, a partir da encampação do evento pela prefeitura municipal, marcou a retomada do festival, após uma lacuna de 10 anos – é a cobertura da área destinada ao público. “No ano passado, utilizamos o chamado ‘lonão de circo’, cujo estaqueamento, em determinados pontos, prejudicava a visão do palco para alguns setores platéia. Este ano, a estrutura é do tipo pavilhão lonado, que além de mais espaçoso e seguro, garante visibilidade total do palco a todo o público que estiver sentado”, explica André Farias. De acordo com o coordenador geral da XIX Tertúlia Musical Nativista, a estrutura tem capacidade para abrigar 5000 espectadores.
Evento envolve várias secretarias de município
Além da equipe de cerca de 20 pessoas da Secretaria Municipal da Cultura, envolvidas diretamente com o planejamento, organização e execução do festival, o evento mobiliza a estrutura de diversas secretarias de município. “A Tertúlia é uma das prioridades culturais do prefeito Cezar Schirmer. Isso se reflete na cooperação e na ação integrada de todos os setores da administração municipal”, conclui a secretária Iara Druzian.
Jorn. Ludwig Larré
Assessor Especial da Tertúlia 2011
Fotos: Arquivo Prefeitura