Inicial > Notícias > Com a venda de 30,6 mil...

Notícias

06/09/2025 06/09/2025 21h12m

Com a venda de 30,6 mil exemplares, 52ª Feira do Livro de Santa Maria encerra com sucesso de público e vendas


1ª Maratona de Leitura combinou esporte e literatura e foi um dos grandes destaques da programação

A Praça Saldanha Marinho se despediu neste sábado (6) da intensa movimentação cultural de uma das maiores feiras literárias da América Latina: a Feira do Livro de Santa Maria. Após dias de celebração à literatura, a 52ª edição do evento chegou ao fim, deixando um legado de conhecimento e um balanço extremamente positivo: foram comercializados 30,6 mil livros, consolidando o evento como o principal do calendário cultural da cidade.

“Ver a Praça Saldanha Marinho repleta de pessoas, com livros nas mãos e sorrisos nos rostos, é a nossa maior recompensa. A Feira do Livro é patrimônio de Santa Maria, e o sucesso desta edição, com recorde de vendas e a participação massiva da população, mostra que estamos no caminho certo ao promover e apoiar a cultura”, avalia o prefeito Rodrigo Decimo.

Ao longo dos 16 dias de evento, o público pôde desfrutar de uma programação diversificada, que incluiu sessões de autógrafos, bate-papos com escritores locais e nacionais, apresentações artísticas e um espaço infantil que atraiu famílias inteiras. Os corredores da feira promoveram um reencontro marcante entre os leitores de toda a região e a literatura.

A criatividade também foi destaque no Conecta Mercado Criativo, espaço exclusivo para exposição e comercialização de produtos artesanais de empreendedores que integram as trilhas de formação do projeto Economia Criativa 2025.

LEITURA COMO ESPORTE DA MENTE

O encerramento desta Feira do Livro foi coroado com uma das atividades mais inovadoras desta edição: a 1ª Maratona de Leitura. A iniciativa, que uniu o incentivo ao esporte e o amor pelos livros, teve mais de 80 inscritos que coloriram a Praça com uma corrida literária. A atividade simbolizou o espírito da feira deste ano: dinâmica, inclusiva e conectada com os mais diversos públicos.

“Conseguimos oferecer uma programação que dialogou com todas as idades. A Maratona de Leitura, por exemplo, foi um projeto piloto que nos lembra que a leitura é como um esporte para a mente. Ela nos leva a outros mundos, amplia o conhecimento e nos torna mais tolerantes, porque nos permite viver outras vidas sem sair da nossa. Essa maratona reforça exatamente isso: o quanto ler contribui para a saúde mental, para o bem-estar e ainda pode ser muito divertido. Terminamos esta edição da Feira do Livro com toda empolgação e já pensando na edição do ano que vem”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

A iniciativa foi uma aposta inédita das secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer, que misturou corrida e cultura e mostrou que os livros podem, sim, ocupar todos os espaços.

“Vivemos num país que ainda tem dificuldade de entender a importância do esporte, da cultura e da leitura. A proposta aqui é justamente unir as duas coisas para definitivamente a gente avançar por uma educação mais integrada entre as atividades físicas e as atividades intelectuais. Foi a imagem perfeita do espírito desta edição: uma feira viva, que pulsou além dos estandes e convidou a cidade inteira para participar”, celebra o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação, e também de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, Banrisul, Ciryla Refrigerantes, Sedufsm e Apusm. Patrocínio: Corsan, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial