Inicial > Notícias > Prefeitura e forças de segurança planejam...

Notícias

04/09/2025 04/09/2025 18h17m

Prefeitura e forças de segurança planejam logística da 3ª Maratona de Santa Maria


Reunião debateu bloqueios de trânsito, rotas alternativas, ambulâncias, pontos de hidratação e efetivo policial

As secretarias de Esporte e Lazer e de Segurança e Ordem Pública estiveram reunidas, nesta quinta-feira (4), para tratar da 3ª Maratona de Santa Maria. O encontro realizado do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) abordou questões relativas aos bloqueios de trânsito, rotas alternativas para os condutores, o efetivo policial e os equipamentos de saúde para pronto atendimento aos atletas. Participaram do planejamento os representantes das forças de segurança como Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Força Aérea, além de assessorias apoiadoras do evento e instituições parceiras, como o Sesc.

“O nosso maior orgulho é dizer que a Maratona está construída a muitas mãos. Todas as forças de segurança da cidade estão unidas neste evento para que possamos dar toda a segurança aos corredores e manter o bom fluxo do trânsito da cidade. Oportunizamos este espaço de diálogo com os órgãos de segurança para ouvirmos o que eles têm a dizer, mantermos o que deu certo na última edição e executarmos os ajustes necessários”, salientou o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.

A respeito dos percursos, foram debatidos os pontos de maior atenção ao trânsito de veículos e, consequentemente, à segurança dos atletas, a exemplo dos viadutos, trevos e rótulas, e o efetivo necessário em cada local. A prova terá o mesmo percurso para todas as distâncias da prova, 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

Conforme Ribeiro, nos últimos dias houve a discussão sobre o trajeto dos 10 km, mas com a definição da reabertura dos retornos na Faixa Velha de Camobi não será preciso mudar o trajeto da prova. Caso os bloqueios estivessem mantidos, o Daer faria a liberação pontual do retorno próximo ao Jardim Lindóia, exclusivamente para a Maratona.

O posicionamento das ambulâncias, dos pontos de hidratação e a disponibilidade de veículos batedores também foi tema entre os presentes. Nos próximos dias, os órgãos devem informar o quantitativo de pessoal e de viaturas que terão à disposição para a maratona.

“É um desafio muito grande atuar pela segurança da Maratona de Santa Maria. Ao longo das últimas duas edições deste megaevento esportivo, tanto a Guarda Municipal quanto a Superintendência de Trânsito adquiriram uma experiência importantíssima para a atuação em corridas de rua. Junto dos demais órgãos, daremos o nosso melhor para que a Maratona seja um sucesso”, pontuou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

NÚMEROS

Ao todo, 1.200 corredores devem largar para os 21 km e 42 km às 6h do dia 19 de outubro. Para as distâncias de 5 km e 10 km, o público mais do que dobra. São esperados 2,3 mil corredores para a largada às 6h50min. Até o momento, restando menos de 200 lugares para a prova, o percurso de 5 km lidera as inscrições, com 1,3 mil corredores confirmados. O trajeto total da maratona contará com 3 mil cones de balizamento, 17 pontos de hidratação, 10 banheiros e 8 ambulâncias.

Acesse o site e garanta os últimos lugares para a 3ª Maratona de Santa Maria

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial