Notícias
03/09/2025 03/09/2025 16h14m
Abertura de empresas do setor pet cresce 50% em Santa Maria entre janeiro e julho de 2025

51 novos empreendimentos ligados à cadeia produtiva pet foram abertos no período
O setor pet em Santa Maria apresenta sinais robustos de expansão e dinamismo. Entre janeiro e julho de 2025, foram registrados 51 novos empreendimentos ligados à cadeia produtiva pet, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Observatório Econômico da Prefeitura de Santa Maria, com base em registros da Receita Federal.
Este crescimento reforça o potencial do segmento como vetor de geração de emprego, renda e estímulo à economia local. Os principais segmentos que impulsionaram essa expansão foram:
- Comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para pets: 24 novas empresas (+20%)
- Serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos: 17 empresas (+41,7%)
- Alojamento de animais domésticos (hotéis e creches pet): 8 empresas (nenhum registro em 2024)
- Criação de animais de estimação: 2 empresas (estável em relação a 2024)
Conforme o relatório do Observatório Econômico, do total de empresas abertas, 71% são Microempreendedores Individuais (MEI) e 29% são Microempresas (ME). A distribuição dos novos negócios revela diversificação territorial do crescimento econômico. Entre os bairros com o maior número de novas empresas estão: Nossa Senhora de Fátima, 7 novos empreendimentos; seguido por Camobi e Centro, com 6 cada; Salgado Filho (4) e Pinheiro Machado (3).
Para o prefeito Rodrigo Decimo, o crescimento do setor pet reflete um ambiente de negócios mais favorável e alinhado à vocação empreendedora da cidade:
“Santa Maria tem se mostrado um ambiente fértil para quem deseja empreender, e os números do setor pet reforçam essa vocação. O Executivo tem buscado melhorar continuamente o ambiente de negócios, apoiar o empreendedor e estimular a inovação local”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, destaca que os resultados são reflexo de uma atuação estratégica, voltada a este e demais segmentos com grande potencial de expansão:
“Estamos construindo um ecossistema de negócios baseado em diálogo, políticas públicas de fomento e estímulo à inovação. Santa Maria vive um momento de fortalecimento do empreendedorismo local, e o setor pet é apenas um exemplo do que pode ser alcançado com planejamento, incentivo e confiança mútua”.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Arte: Gibran Carrazzoni (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria