Notícias
29/08/2025 29/08/2025 17h22m
Capacitação reúne forças para fortalecer a causa animal em Santa Maria

Evento promovido pela Prefeitura e Ministério Público aborda bem-estar, maus-tratos e políticas públicas de proteção
A causa animal foi tema de capacitação nesta sexta-feira (29), na Promotoria de Justiça em Santa Maria. Integrantes de entidades de proteção animal, protetores independentes e voluntários compareceram ao local para acompanhar as palestras sobre o tema. A ação foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Ministério Público, e também contou com a presença das forças policiais que atuam nos casos de maus-tratos.
A superintendente de Controle e Bem-Estar Animal, Jordana Beal, apresentou os serviços que a Prefeitura oferece e como o Município age em situações de maus-tratos a cães, gatos e cavalos. O serviço mais requisitado é o do Castramóvel, para castrações gratuitas de cães e gatos. Desde 2022, já foram mais de 2 mil fêmeas e 600 machos esterilizados. Eles também são microchipados.
“Nós damos prioridade para a castração dos animais sob tutela de pessoas inscritas no Cadastro Único ou que são hipossuficientes financeiramente. Na sequência, trabalhamos em conjunto com as ONGs e as protetoras independentes, bem como com a Polícia Civil e a Batalhão Ambiental”, explica Jordana.
Conforme ela, as atribuições da superintendência incluem ainda o atendimento às denúncias, sempre com caráter instrutivo, orientando a população sobre as melhores formas de cuidar dos seus pets. Muitos dos casos envolvem situações em que os animais estão presos em corrente fixa, sem abrigo e sem alimentação.
Também fez parte da capacitação a palestra do promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, que explicou o papel do Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, no direito ambiental. Em relação aos maus-tratos aos animais, já são 70 denúncias ajuizadas até o momento em 2025.
A programação também contou com o 2º Batalhão Ambiental, do Cartório de Proteção aos Animais da 1ª Delegacia de Polícia Civil, além das contribuições dos professores Marcelo Cecim e Anne do Amaral, que abordaram temas como bem-estar animal, maus-tratos, manejo e primeiros socorros.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Vilnei (MTb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria