Inicial > Notícias > “Erico Verissimo esteve aqui”: exposição na...

Notícias

29/08/2025 29/08/2025 11h18m

“Erico Verissimo esteve aqui”: exposição na Biblioteca Henrique Bastide faz homenagem ao escritor brasileiro


Foto: João Alves (Mtb: 17.922) - Biblioteca Henrique Bastide

Na Praça Saldanha Marinho, a Estação Erico Verissimo da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) homenageia a obra infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”

A 52º Feira do Livro de Santa Maria homenageia os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, escritor brasileiro nascido em Cruz Alta em 17 de dezembro de 1905 e que faleceu em Porto Alegre em 28 de novembro de 1975. Para ampliar ainda mais esse reconhecimento ao escritor, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide apresenta a exposição “Erico Verissimo esteve aqui” composta pelas principais obras que podem ser apreciadas até 6 de setembro. O autor, que esteve em Santa Maria e visitou a Biblioteca na década de 1940, é homenageado por meio de fotografias, cartas e relatos sobre sua vida e trajetória literária.

Erico Verissimo publicou diversas obras literárias, e entre as mais conhecidas estão “O Tempo e o Vento”, “Clarissa”, “Caminhos Cruzados”, “Música ao Longe”, “Um Lugar ao Sol”, “Saga”, “O Resto É Silêncio” e “Olhai os Lírios do Campo”. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30min. A Biblioteca Henrique Bastide fica na Avenida Presidente Vargas, 1300, Largo da Locomotiva, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

ESPAÇO APUSM

Durante a 52ª Feira do Livro, a Estação Erico Verissimo da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) homenageia a obra infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, escrita por Erico Verissimo e publicada em 1936. Porém, as referências não param na escolha do nome do estande ou na decoração: ao longo da Feira do Livro as artistas Luiza de Rossi e Juliet Castaldello contam as aventuras do protagonista Fernando e levam a imaginação até a lua, a China, a África e muitos outros lugares. Crianças de diferentes idades visitam o local nas tardes para escutar as peripécias de Fernando e ficaram fascinadas com cada novo mundo que conhecem.

Nesta obra clássica infantil, Fernandinho ganha um livro de presente e se encanta pelos contos, em especial pelas aventuras do Capitão Tormenta no avião vermelho. Contagiado pelo valente personagem, Fernando pede a seu pai para ser aviador. Quando o menino ganha um aviãozinho vermelho, ele utiliza a criatividade e decola em busca de novas histórias com seus amigos, um ursinho ruivo e um boneco de chocolate, enfrentando relâmpagos, ventanias e muito mais.

LIVRO LIVRE

O escritor também foi homenageado no Livro Livre de domingo (24), com o painel “Vida e Obra de Erico Verissimo”, que celebra o legado do escritor na 52ª Feira do Livro de Santa Maria. Confira como foi o painel conduzido pelos escritores e professores da Universidade Federal de Santa Maria, Gerson Werlang e Pedro Brum, que se transformou em uma verdadeira viagem pela trajetória do autor.

IDENTIDADE VISUAL

O processo criativo e o significado da identidade visual da feira  foi concebido para refletir o tema deste ano: os 120 anos do nascimento do grande escritor Erico Verissimo, cuja obra atravessa o tempo, levando histórias de gente, terra e alma. O professor Roberto Gerhardt conduziu o trabalho de criação junto com os alunos do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN). O acadêmico Matheus Giardin criou a identidade visual.

Nesta edição da Feira, o convite é para que todos percebam como a comunicação está em tudo ao redor – até nos detalhes mais sutis, que ganham vida quando olhados com atenção e sensibilidade. A identidade visual da Feira é um convite a essa descoberta, transformando símbolos e histórias em imagens que falam ao coração.

PATRONO E HOMENAGEADO

O patrono desta edição da feira é Athos Ronaldo Miralha da Cunha, engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, que dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. A feira tem como professor homenageado o artista plástico Juan Amoretti.

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria segue até 6 de setembro. O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação, e também de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, Banrisul, Ciryla Refrigerantes, Sedufsm e Apusm. Patrocínio: Corsan, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: 
João Alves (Mtb: 17.922)
João Vilnei (Mtb: 18.086)
Ronald Mendes
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial