Inicial > Notícias > Obras do patrono da 52ª Feira...

Notícias

25/08/2025 25/08/2025 18h17m

Obras do patrono da 52ª Feira do Livro, Athos Miralha da Cunha, estão na Biblioteca Henrique Bastide


Foto: João Alves (Mtb: 17.922) - Biblioteca Henrique Bastide

Vitrine literária reúne os títulos que marcaram a trajetória do escritor e podem ser conhecidas até 6 de setembro. A visitação gratuita é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30min

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é realizada na Praça Saldanha até 6 de setembro, e como parte da programação, ocorre a Feira Fora da Feira com atrações descentralizadas na Biblioteca Henrique Bastide e na Praça CEU. Confira as atividades da Feira Fora da Feira aqui.

Para celebrar a literatura gaúcha, as obras do patrono da 52ª Feira do Livro, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, foram disponibilizadas para leitura na Biblioteca Henrique Bastide. A vitrine literária apresenta uma seleção especial das obras do escritor e reúne, em páginas, os títulos que marcaram sua trajetória, oferecendo ao público um panorama da sua produção literária ao longo dos anos e podem ser conhecidas até 6 de setembro. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30min. A Biblioteca Henrique Bastide fica na Avenida Presidente Vargas, 1300, Largo da Locomotiva, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Durante a Feira do Livro neste domingo (25), foi a vez do patrono Athos lançar sua nova obra ficcional “Sherlock Holmes dos Pampas”. O romance policial acompanha o investigador federal Santiago Sardinha durante a Operação Diamante, a qual investiga uma rede de corrupção envolvendo contrabando de pedras preciosas.

A obra é ambientada nas cidades de Porto Alegre, Buenos Aires (Argentina) e São Paulo. O autor utiliza do contexto político do Brasil contemporâneo para criar a atmosfera ficcional do livro. O personagem principal foi criado no Rio Grande do Sul e é conhecido como Sherlock Holmes dos Pampas – por combater os principais articuladores do crime. No decorrer da história, Santiago acaba se envolvendo com a pessoa que é alvo de suas investigações: a encantadora Emmanuelle.

Na contracapa do livro está presente a crítica de Gisela Biacchi Emanuelli, que instiga o leitor a conhecer mais sobre a nova história do escritor: “Nesta obra há um Sherlock especial, provocativo, inusitado e divertido que tentará desvendar crimes… É uma viagem que envolve romance, fortuna, vinho, sangue e, surpreendentemente, muita graça.”

Com o lançamento da nova obra, a procura pelo nome do autor cresceu significativamente, impulsionando também as vendas de suas obras anteriores. Durante a sessão de autógrafos, na Praça Saldanha Marinho, o público teve a oportunidade de tirar fotos e receber autógrafos do escritor. Em destaque, a presença do homenageado da 52ª Feira do Livro, Juan Amoretti, que prestigiou o lançamento.

Nascido em Santiago (RS), Athos Ronaldo Miralha da Cunha é engenheiro civil e aposentado da Caixa Econômica Federal. Participou de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias, além de ter onze livros publicados. Recebeu diversos prêmios literários, incluindo três edições do Prêmio Felippe D’Oliveira. Para conhecer mais sobre o Patrono, acesse a aba Homenageados do site da Feira do Livro de Santa Maria.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: 
João Alves (Mtb: 17.922)
Lívia Souza / Divulgação Feira do Livro
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial