Inicial > Notícias > EMEF Sérgio Lopes recepciona alunas protagonistas...

Notícias

25/08/2025 25/08/2025 13h16m

EMEF Sérgio Lopes recepciona alunas protagonistas do longa vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado


As seis estudantes tiveram suas participações premiadas com a Menção Honrosa do festival

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes está em festa após a premiação no 53º Festival de Cinema de Gramado com o documentário “Quando a Gente Menina Cresce”, produzido pela TV OVO. Nesta segunda-feira (25), a direção da escola organizou uma recepção especial para as seis alunas que participaram do longa. Elas receberam flores e as menções honrosas conquistadas no festival. O documentário dirigido por Neli Mombelli venceu o festival em três categorias: Melhor Longa-Metragem Gaúcho, Júri Popular e Menção Honrosa para as protagonistas.

O prefeito Rodrigo Decimo acompanhou a acolhida às alunas e destacou que elas são motivo de orgulho para todos os santa-marienses, assim como a comunidade escolar envolvida:

“Aqui na EMEF Sérgio Lopes as famílias estão muito presentes, como podemos ver agora, e isso faz toda a diferença. Esta premiação é fruto do trabalho de todos vocês e nos enche de orgulho”.

A diretora da escola, Andreia Schorn, comentou a respeito do quão surpreendentes foram as filmagens que ocorreram ao longo do ano letivo de 2023 e acompanharam o dia a dia das alunas Alana Matias, Ana Julia Freitas, Emilly Quevedo, Isadora de Freitas, Taiane da Rosa e Thaila Matias. Segundo ela, estes momentos proporcionaram muitas alegrias.

“Vamos comemorar esse feito inédito pra Santa Maria, que fortalece o cinema do interior, fortalece a nossa escola, nossos professores. Santa Maria ganha quando investe nas infâncias e nas adolescências. Nossas crianças são gigantes, aprendem todos os dias”, disse em lágrimas.

A vice-prefeita Lúcia Madruga e a secretária de Educação, Gisele Bauer, também participaram da cerimônia e parabenizaram as alunas e a equipe da TV OVO, que contou com mais de 50 profissionais no documentário.

O LONGA

A obra aborda a transição da infância para a pré-adolescência, especialmente marcada pela primeira menstruação, em uma construção coletiva com apoio da direção da escola, professores, estagiários e profissionais da saúde.

Durante a entrega das menções honrosas, a estudante Ana Julia Freitas comentou que os anos vividos na escola foram os melhores de sua vida e que sempre vai lembrar do local com carinho.

A diretora do longa, Neli Mombelli, enfatizou a capacidade que produções como esta têm de fazer com que as crianças voltem a sonhar.

“Eu escuto nas escolas que as crianças, que os jovens, não têm mais sonhado. Isso me arrepia. Então receber esta premiação alimenta sonhos, mostra a eles de que outros mundos são possíveis”, salientou.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial