Notícias
24/08/2025 25/08/2025 14h25m
Programação da 52ª Feira do Livro de Santa Maria segue durante a semana com atrações e lançamentos

O Livro Livre, tradicional bate-papo com escritores, receberá prestigiados nomes da literatura, da arte e da música
O primeiro final de semana da 52ª Feira do Livro de Santa Maria movimentou a Praça Saldanha Marinho e o Theatro Treze de Maio. Leitores de todas as idades circularam pelas bancas, puderam acompanhar atividades lúdicas e espetáculos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o evento literário até 6 de setembro com uma programação ampla e diversificada. A abertura da Feira ocorreu na sexta-feira (22). Autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todos os gostos e gêneros fazem parte das atrações desta festa que celebra a literatura, a arte e a educação. Confira a programação completa desta semana no site da feira.
Na tarde deste domingo (24), foi aberta a 2ª Exposição “Criatividade em foco: Celebrando cada olhar”, composta por fotografias feitas por estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. As imagens ficarão no espaço da Secretaria de Educação até o dia 6 de setembro.
A ação foi proposta pelo fotógrafo Marcelo Oliveira em conjunto com o Comitê do Livro e Incentivo à Leitura e à criação Literária (CLIC) e a Coordenação da Educação Especial do Setor Pedagógico da Secretaria de Município da Educação, e faz parte da programação do mês de agosto, alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência. Para esta edição, a Oficina de Fotografia propôs um olhar único: capturar imagens inspiradas nas obras de Juan Amoretti, homenageado da 52ª Feira do Livro.
ESPETÁCULOS INFANTIS
Os espetáculos infantis ocorrem diariamente e são destinados a crianças em forma de música e histórias cantadas, que estimulam a imaginação e, muitas vezes, representam o primeiro contato delas com o palco do Theatro Treze de Maio. Para as atrações realizadas em finais de semana (sábado e domingo), é necessário retirar ingressos na bilheteria do Theatro, sempre no dia anterior ao evento, a partir das 14h (limite de duas entradas por CPF). De segunda a sexta-feira, os espetáculos são destinados a crianças da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria, conforme agendamento prévio. Veja aqui as datas e horários dos Espetáculos Infantis.
LANÇAMENTOS DE LIVROS
Neste ano, mais de 250 obras inscritas serão autografas por mais de 500 autores. Os gêneros inscritos são História, Geografia, Antologias, Biografias, Educação, Comunicação, Técnicos, Direito, Psicologia, Economia, Esporte, Literatura, Psicologia, Economia. São escritores de 18 cidade do Estado RS, e dos estados do Amazonas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. Os lançamentos ocorrem diariamente na Praça Saldanha Marinho. Confira a programação dos lançamentos neste link.
LIVRO LIVRE
No início de cada noite é realizado o Livro Livre, tradicional bate-papo com escritores, prestigiados nomes da literatura, da arte e da música sempre às 19h, no Theatro Treze de Maio. Os convites gratuitos devem ser retirados no dia de cada evento na bilheteria do Theatro a partir das 14h. A exceção são os ingressos para o bate-papo com Jessé Souza que devem ser retirados na Sedufsm (Rua André Marques, 665, Centro), no dia 30 de agosto.
Neste sábado (23), a paletra “A alegria da escrita” foi com a escritora Leticia Wierzchowski, autora de sucesso conhecida pelo romance “A Casa das Sete Mulheres”, participou de uma conversa com o público abordando seus 25 anos de carreira e aprendizados. Suas obras ganham novos leitores e prêmios, entre eles um Jabuti (Categoria infantil para a Era outra vez um gato xadrez, em 2009) e um Açorianos (Categoria narrativa para o longa Neptuno, em 2012). Ela começou a escrever e lutou para publicar seu primeiro romance e abrir um caminho desconhecido. A mediação da conversa foi realizada pela professora Nikelen Witter.
“Minha rotina de trabalho requer planejamento e organização. Divido meu processo de escrita em 20% do tempo para reler o que produzi no dia anterior e 80% para pesquisar e escrever. Meu assunto é a vida. Eu tenho liberdade para escrever. Não quero ficar em um tema único. Em primeiro lugar, sou uma romancista. Eu conto as histórias que me interessam, na hora que elas me interessam. Eu me apaixono pela história e escrevo sobre ela. A vida, às vezes, é muito malvada. A literatura existe pra gente se vingar”, afirmou Leticia, com opiniões claras sobre o ofício de escrever e a importância dos livros.
Neste domingo (24), o painel “Vida e Obra de Erico Verissimo” fará o público mergulhar na trajetória de um dos maiores escritores brasileiros. A atividade será mediada pelos professores e escritores Gerson Werlang e Pedro Brum. Na noite desta segunda-feira (25), o bate-papo é sobre os “80 anos de Elis Regina”, com o compositor, escritor, jornalista e produtor musical Nelson Motta. Na terça-feira (26), o músico Arthur de Faria sobre ao palco do Theatro e apresenta o show “É manso mas morde – a música de Nico Nicolaiewsky”, falecido em 2014. Na quarta-feira (27), será a vez do “Espetáculo Bailei na Curva” que mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua, em abril de 1964. Em 2024, o espetáculo completa 41 anos em cartaz, sendo a peça mais longeva do teatro gaúcho. Na quinta-feira (28), é a noite do show “Tudo a seu tempo”, que marca uma nova fase na carreira do artista gaúcho Sandro Cartier, com mais de 30 anos de trajetória na música.
A “Noite do patrono” desta 52ª Feira do Livro ocorre na sexta-feira (29). Athos Ronaldo Miralha da Cunha apresenta ao público um momento poético musical com a interpretação das suas poesias, em paralelo com a apresentação de músicas premiadas em diferentes festivais. No sábado (30), o bate-papo é com Jessé Souza, doutor em Sociologia, escritor e pesquisador brasileiro, e tem mais de trinta livros publicados. Já no domingo (31), o palco do Theatro recebe o show Evelíny: Mamãe I Love You e a Banda Magnética, com apresentação de música autoral da cantora.
EXPOSIÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES
O público que for até a Praça Saldanha Marinho também pode aproveitar os espaços diversificados como: Estação Veríssimo da APUSM, com várias atividades para as crianças; Nave da História da UFN (as crianças que passarem pela Feira do Livro têm a oportunidade de fazer uma viagem por histórias infantis no formato de podcast dentro de uma nave); Espaço UFSM; Espaço da Secretaria de Educação com a 13ª Semana Municipal de Educação Infantil; também há programação no Posto de Leitura – Santa Lúcia Distribuidora.
FEIRA FORA DA FEIRA
Além da Praça, ocorre a Feira Fora da Feira com atrações descentralizadas na Biblioteca Henrique Bastide e na Praça CEU. Confira as atividades da Feira Fora da Feira aqui.
Como parte da Feira do Livro, o público pode visitar duas exposições na Biblioteca Municipal Henrique Bastide. A Exposição “Erico Verissimo esteve aqui”, até 6 de setembro. Já a “Vitrine Literária: As obras de Athos Miralha”, patrono da 52ª Feira do Livro, também ficará aberta até 6 de setembro. A Biblioteca Municipal Henrique Bastide fica na Avenida Presidente Vargas, 1300, Bairro Nossa Senhora de Fátima. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 16h30min.
A outra exposição é “O Idealizador - Juan Amoretti”, professor homenageado desta edição da feira, está na Sala Silvestre Peciar, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), até 30 de setembro. O Museu fica na Avenida Presidente Vargas, 1400, Bairro Nossa Senhora de Fátima. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e sábados, das 9h às 13h.
PATRONO E HOMENAGEADO
O patrono desta edição é Athos Ronaldo Miralha da Cunha, engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, que dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. A feira tem como professor homenageado o artista plástico Juan Amoretti.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação, e também de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. Patrocínio: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos:
Guilherme Brum / Prefeitura
Ronald Mendes
Secretaria de Comunicação