Notícias
22/08/2025 22/08/2025 22h40m
Homenagens marcaram a solenidade de abertura da festa literária da 52ª Feira do Livro de Santa Maria

A cerimônia antecedeu a primeira atração do Livro Livre, o Show “A Sbørnia Kontr’Atracka”
Os livros, a literatura, a arte e a educação estão reunidos na Praça Saldanha Marinho. E para celebrar a festa literária, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira (22), no Theatro Treze de Maio, a abertura oficial da 52ª Feira do Livro de Santa Maria. Consolidada como um dos maiores festivais de cultura, arte e literatura da América Latina, a Feira do Livro ocorre até dia 6 de setembro com uma programação ampla e diversificada, que inclui a participação de autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros.
“É uma alegria e uma honra grande estar ao lado do patrono e do professor homenageado. Santa Maria respira com mais intensidade a literatura nestes 16 dias de feira. Tenho muito orgulho por ser esta a primeira Feira do Livro que estou como prefeito desta cidade, um momento especial que homenageia Erico Verissimo. E meu nome, Rodrigo, foi inspirado no nome do personagem Rodrigo Cambará, um dos protagonistas da monumental trilogia literária “O Tempo e o Vento”. Este evento é mais que uma feira, há muitas atividades durante todos os dias, aqui se respira cultura e literatura. Nos encontramos na Praça, que é o coração da cidade, e também nos encontramos nos espaços com atividades que fazem parte da programação da feira”, disse o prefeito Rodrigo Decimo durante a solenidade de abertura.
“A Feira é tão grandiosa que palavras ficam pequenas. E não é exagero, é um festival. Entregamos à cidade um dos maiores eventos literários do Estado. Uma programação que oferece centenas de atividades gratuitas. O evento democratiza o acesso ao conhecimento, à arte e ao entretenimento. Pela Praça, encontramos espaços de leitura, de conotação de histórias, de rodas de conversas, lançamentos de mais de 250 livros de mais de 500 autores, e diversos espaços dedicados à literatura e atividades diárias. A Praças dos livros é a Praça das gentes, a Praça dos encontros e convivências. No Theatro serão espetáculos para o público infantil. Os que entram não são os mesmos que saem. Este é o poder da arte, da leitura, da literatura. A Feira é feita a muitas mãos. Nosso reconhecimento e gratidão a todos que fazem este evento acontecer. Vocês estão na maior vitrine cultural da cidade. E finalizo com uma frase inspiradora que Erico disse: A vida começa todos os dias. Obrigada”, pontuou a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
A Praça Saldanha Marinho é o cenário principal das bancas, atrações e lançamentos de livros. De domingo a sexta-feira, a programação ocorre das 13h30min às 19h30min. Já nos sábados a Feira do Livro inicia mais cedo, das 10h às 19h30min. As atividades são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no site institucional da feira. Enquanto espaço de reconhecimento e visibilidade, a Feira do Livro terá, nesta edição, mais de 250 obras lançadas. Confira os dias e horários de cada lançamento aqui.
HOMENAGEADOS
Nesta edição, a 52ª Feira do Livro de Santa Maria celebra os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. A Feira tem como patrono Athos Ronaldo Miralha da Cunha, natural de Santiago do Boqueirão-RS, engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal. Ele dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea, um artesão das palavras. O professor homenageado é Juan Amoretti, artista plástico e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é um nome marcante na história cultural da cidade. Peruano de nascimento, ele encontrou em Santa Maria um lar definitivo, ele é reconhecido pela sensibilidade artística, contribuindo significativamente para a arte e a educação local.
“A leitura nos leva para dentro e para fora de nós. O livro é uma casa onde cada um pode morar por um tempo – e onde sempre há lugar para mais alguém. Ele acolhe, confronta, consola e inquieta. Ler é resistir à pressa e a pressão. É desacelerar para mergulhar numa história. É acreditar que a palavra tem poder, que a educação tem força e que a cultura pode transformar destinos. Agradeço pela honra de ser patrono”, destacou Athos Miralha.
“Fico bastante emocionado porque foi uma trajetória até chegar aqui. Sou de família humilde, o mais velho de 12 irmãos. Aprendi a cair e a levantar. A vida me ensinou a lutar sempre e retribuir sem esperar nada dos outros. Meu pai me dizia que se for pedreiro, faça o melhor, se for pintor, pinte a melhor parede. Escolhi as artes plásticas para ser professor. A universidade me deu luz, sombra e emprego. Gratidão à universidade. Quero presentear uma pessoa com um quadro que pintei. Durante a feira, a organização irá divulgar como as pessoas podem concorrer à tela que será sorteada no último dia do evento. Obrigada por tudo e por essa homenagem”, falou emocionado Juan Amoretti.
ATRAÇÕES
A solenidade de abertura foi realizada às 18h, mas a programação da Feira do Livro iniciou às 13h30min com movimentação nas 33 bancas que participam desta edição do evento. O espaço de lançamento de livros também reuniu pessoas que receberam autógrafos e conversaram com os escritores.
Durante a semana, os espetáculos infantis realizados no Theatro Treze de Maio são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, sendo necessário a retirada de ingressos na bilheteria do Theatro um dia antes de cada atividade, (limite de duas entradas por CPF). Todos os espetáculos infantis podem ser conferidos aqui.
LIVRO LIVRE
Após a cerimônia de abertura, a público se divertiu com o Show “A Sbørnia Kontr’Atracka”, com Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan), que estreou a programação do Livro Livre, no palco do Theatro Treze de Maio. As canções e causos sbørnianos apresentados por Kraunus e Nabiha, acompanhados pelos convidados especiais: o Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan), MenThales (Tales Melati), Pierrot Lunaire (Gabriella Castro) e participação do coral Illuminatti (Coral Illumina). A obra de criação e direção geral de Hique Gomez conquistou a todos com seu humor refinado e narrativa única.
Além de também ser um palco para exibições de documentários e espetáculos, o Livro Livre é um dos momentos mais aguardados pelos leitores - o espaço onde o leitor tem a oportunidade de conhecer de perto e escutar o escritor, em um bate-papo muito especial. Neste sábado (23), o Livro Livre recebe Leticia Wierzchowsk, autora de sucesso conhecida pelo romance “A Casa das Sete Mulheres”. A escritora conduzirá a palestra “A alegria da escrita”, em que compartilhará os bastidores, os desafios e os encantos de seus 25 anos de trajetória literária — uma carreira que já rendeu prêmios, entre eles o Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. A autora também falará sobre o que a escrita ensina e como ela serve como refúgio diante das adversidades da vida. Para o Livro Livre, os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação a partir das 14h, na bilheteria do Theatro Treze de Maio. Confira todas as atrações do Livro Livre nesta página.
Estiveram presentes na solenidade de abertura a secretários municipais; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Admar Pozzobom; o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado, Jorge Pozzobom; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch; a reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo; a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carlos Rodrigo Lehn; o diretor da Gráfica Palotti, Alexsandro Miola; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, José Luiz Eggres; autoridades civis e comunidade.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio: Gráfica Pallotti, Splendore Culinária Artesanal, Santino, Ellas Art’Decor e APUSM. Patrocínio: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos:
Samuel Marques / Prefeitura
Guilherme Brum / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria