Inicial > Notícias > Capacitação promovida pela Prefeitura trata sobre...

Notícias

20/08/2025 20/08/2025 15h11m

Capacitação promovida pela Prefeitura trata sobre protocolos de abrigamento e respostas à desastres climáticos


João Vilnei (MTb: 18.086)

Encontro buscou preparar os servidores para a atuação coordenada em eventos climáticos extremos e a organização de abrigos provisórios

A Prefeitura deu início a uma série de capacitações com o objetivo de preparar o quadro de servidores para a atuação em situações de desastres. O primeiro grupo a participar da revisão de protocolo foi o da Secretaria de Desenvolvimento Social, com foco no abrigamento da população afeta pelas calamidades, nesta quarta-feira (20), no Mercado da Vila Belga. 

O secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson Junior,  ministrou a formação e apresentou alguns detalhes que envolvem, por exemplo, o cadastro das vítimas de desastres, processo indispensável para o que Município receba recursos e a população possa ser atendida. Conforme o chefe da pasta que é responsável pela atuação da Defesa Civil em Santa Maria, esta e demais atividades devem ser realizada de forma integrada:

“A assistência social é de quem dela precisa e um dos deveres da Defesa Civil é restabelecer a normalidade social. Ninguém atende desastres sozinho, é preciso integração, é uma construção intersetorial, a qual a assistência social é fundamental”, salientou.

Junior também apresentou dois eixos principais de atuação em situações de desastres: a gestão de risco e a gestão de desastre. Gestão de risco refere-se ao trabalho de prevenção, mitigação e preparação. Enquanto que a gestão de desastre dedica-se à resposta e recuperação.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Após o momento teórico durante a manhã, durante esta tarde são realizadas atividades práticas relacionadas ao protocolo de abrigamento, onde foram simulados diferentes eventos climáticos e elaborados planos de ação para cada caso. Participaram da capacitação todos os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, com exceção dos envolvidos com o funcionamento do Restaurante Popular e Cadastro Único, bem como servidores das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente

“O Desenvolvimento Social trabalha com o que há de mais vulnerável na cidade, pessoas em situação de rua, pessoas passando fome, mulheres vítimas de violência, crianças afastadas de seus lares. Nosso objetivo é prestar um serviço público de qualidade e digno para a população que esteja enfrentando alguma vulnerabilidade. Essa formação nos prepara para os momentos mais críticos”, disse o secretário Juliano Soares.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Maiara Porto da Rosa, o encontro buscou refletir e repensar como fazer um abrigo provisório, mantendo um olhar humanizado para as famílias.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Vilnei (MTb: 18.086) e divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial