Inicial > Notícias > Prefeitura promove rodas de conversa com...

Notícias

18/08/2025 19/08/2025 14h48m

Prefeitura promove rodas de conversa com idosos com foco na prevenção de sinistros de trânsito


Iniciativa tem como meta reduzir o alto índice de atropelamentos e reforçar a segurança de pedestres com mais de 60 anos. Na foto,  roda de conversa  com o Grupo de Idosos do Sesc, no começo de agosto.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) de Santa Maria, realiza uma série de rodas de conversa com grupos de idosos sobre segurança de pedestres. A ação faz parte do projeto de Prevenção de Sinistros com Pedestres Idosos, uma iniciativa da Prefeitura para conscientizar a população sobre a vulnerabilidade deste público e reduzir os índices de vítimas de atropelamentos.

Os dados que justificam o projeto são preocupantes: em 2024, do total de óbitos no trânsito, 42% foram causados por atropelamento. Destes, 72% das vítimas fatais tinham mais de 60 anos. A iniciativa busca combater esses números trabalhando não apenas com os idosos, mas também com a sociedade em geral e a comunidade escolar, incentivando a ajuda mútua, o respeito e o autocuidado. A iniciativa já foi ao encontro de mais de 250 idosos em quatro grupos da cidade.

“A vulnerabilidade dos idosos no trânsito é uma realidade que exige nossa atenção e ação imediata. Eles precisam de mais respeito e cuidado, e é por isso que estamos investindo em projetos como este. Nossa missão é conscientizar toda a sociedade sobre o envelhecimento e a mobilidade, e garantir que nossos idosos possam se deslocar com segurança, sem colocar a vida em risco. Essa é uma causa de todos nós, e a Prefeitura está comprometida em defender e preservar a vida de cada cidadão”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

A meta é promover a conscientização nos mais de 60 grupos de idosos de Santa Maria, tanto os que compõem a Política de Saúde do Idoso da Secretaria de da Saúde e os grupos cadastrados no Conselho Municipal do Idoso, na zona urbana e na zona rural. Além das rodas de conversa, o projeto também prevê encontros nas escolas públicas ou privadas da rede escolar do município; blitze educativas e sessões de atividades físicas nos grupos de convivência das unidades de saúde do Município.

“O nosso foco principal é o autocuidado. É preciso sensibilizar e estimular os idosos para que eles multipliquem essas informações, se tornando agentes de mudança para outros. Nós, da Coordenadoria, estamos fazendo a nossa parte com ações nas escolas, ensinando as crianças sobre o respeito na faixa de pedestres e o auxílio ao idoso. Acreditamos que a educação no trânsito é a ferramenta mais poderosa para salvar vidas e construir uma cultura de segurança e empatia em Santa Maria”, destaca Lucimar Garcia de Sá, coordenadora de Educação para o Trânsito.

No Rio Grande do Sul, o número de idosos mortos no trânsito tem aumentado nos últimos 4 anos, de acordo com análise realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego/RS, considerando o período entre 2021 a 2024, com base nas estatísticas fornecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran/RS). No ano de 2024, foram 1.652 vítimas fatais, sendo 414 idosos, que representam 25% do total.

O projeto é iniciativa da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SSOP, e tem como parceiros a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria de Município da Saúde, por meio da Política da Saúde do Idoso e de DANTs (Doenças e Agravos Não Transmissíveis). O folheto da campanha pode ser conferido aqui. Grupos de idosos que tenham interesse em receber as atividades do projeto podem entrar em contato pelo e-mail ept@santamaria.rs.gov.br, vidanotransito@santamaria.rs.gov.br, ou pelos telefones (55) 3174 1545 ou (55) 99994 1991.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial