Inicial > Notícias > Primeiro ano da Coroação da Medianeira...

Notícias

16/08/2025 16/08/2025 18h45m

Primeiro ano da Coroação da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho reúne fiéis e celebra a fé em Santa Maria


Programação contou com missas, carreata, shows e atividades culturais no Parque da Medianeira

O feriado municipal em comemoração ao primeiro ano da Coroação da Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho atraiu fiéis em Santa Maria, nesta sexta-feira (15). Com missas na Basílica da Medianeira e na Catedral Metropolitana, a programação também contou com atividades no Parque da Medianeira, como a Feira do Doce, tenda de artigos religiosos e o concerto musical de Délcio Taváres e Orquestra, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

“Celebramos um ano da coroação da Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. Um título histórico concedido pelo Papa Francisco. O nosso Parque da Medianeira recebe a todos para aproveitarem esse momento de união”, disse o prefeito Rodrigo Decimo.

A celebração à Mãe Medianeira teve início com o terço com a catequese, seguido de uma missa festiva repleta de fiéis e uma carreata com a imagem de Medianeira pelas ruas de Santa Maria. A carreata partiu da Basílica da Medianeira e teve fim na Catedral Metropolitana. Ao chegar na catedral, os condutores tiveram seus veículos benzidos com água benta.

À tarde, houve a acolhida aos prefeitos dos 26 municípios de abrangência da Arquidiocese de Santa Maria e o hasteamento das bandeiras na inauguração da Alameda das Bandeiras. Em sua fala às autoridades, o arcebispo Dom Leomar Antonio Brustolin, afirmou que a Igreja está disponível para colaborar para o bem comum:

“Um desejo simples, mas profundo: unir todas as religiões. Reconhecer a fé como motor que impulsiona todos os outros fatores”, frisou Dom Leomar que, após o hasteamento das bandeiras, conduziu uma oração de entrega dos municípios à proteção da Mãe de Deus.

Entre as autoridades presentes estava o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que seguiu o tom de união em prol das pautas em comum aos Municípios.

“Hoje falamos muito sobre unidade. Unidade sobre algo que nos une que é a fé. E podemos ajudar todas as pessoas a partir do aquecimento da economia e os municípios da Região Central têm potencial para isso. Seja pelo turismo religioso, gastronômico, paleontológico, com os Geoparques, ou o turismo por conta das águas termais”, afirmou o vice-governador.

FESTA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

Para encerrar a programação do primeiro ano da Coroação da Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho, Délcio Taváres e orquestra subiram ao Altar Monumento e embalaram o público na noite fria de sexta-feira com canções que remontam à cultura italiana, que completa 150 anos de imigração ao Brasil.

Conforme o secretário de Turismo, Ewerton Falk, as atividades, tanto na Basílica quanto no Parque da Medianeira, reforçam o momento positivo que o turismo religioso vive em Santa Maria:

“Estamos celebrando um ano desta distinção que a Nossa Senhora Medianeira recebeu do Vaticano. E o turismo acontece em regiões que têm a predisposição para a realização de eventos. E datas como esta, o espetáculo que estamos promovendo, garante a permanência de visitantes no Município”.

A Feira do Doce, sucesso entre os fiéis, deve continuar até o domingo (17), das 8h às 20h, enquanto durarem os estoques. Também no domingo, será vendido o tradicional risoto, maionese, polenta, galeto e cuca.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial