Inicial > Notícias > Ciosp, da Prefeitura, celebra 5 anos...

Notícias

14/08/2025 14/08/2025 18h10m

Ciosp, da Prefeitura, celebra 5 anos com moção de congratulação e robustez na segurança pública de Santa Maria


Importante papel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública se reflete na redução de índices de roubos no Município

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), espaço mantido pela Prefeitura e que comemora cinco anos de atividades, foi homenageado com uma moção de congratulação na Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (14). A moção foi proposta pelo vereador João Ricardo Vargas. Inaugurado em 14 de agosto de 2020, o Ciosp nasceu com o propósito de centralizar as forças de segurança, otimizando o uso da tecnologia e a atuação conjunta na proteção da comunidade.

Representando a união estratégica entre o Município e o Estado, o Ciosp integra, em um único local, Bombeiros, Samu (com o diferencial que a regulação é feita aqui na cidade em tempo integral), Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e órgãos da Prefeitura, como Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito. Neste espaço, cada um dos órgãos dispõe  de recursos importantes como a integração (troca de informações); inteligência e tecnologia (cercamento eletrônico, videomonitoramento, softwares analíticos, entre outros). Essa colaboração permite uma resposta mais rápida e eficiente às ocorrências, potencializando o trabalho de cada instituição e melhorando os índices da segurança pública na cidade.

“Avançamos muito com o Ciosp, e avançaremos ainda mais. Vamos ampliar a nossa rede de câmeras de videomonitoramento e a estrutura física da sede, com parceria do Consepro e do Ministério Público do Trabalho. Também teremos uma unidade móvel comunitária exclusiva aqui no Ciosp. Continuaremos investindo com responsabilidade e com foco em tecnologia e estrutura e, principalmente, no cuidado com o nosso cidadão”, destacou o prefeito Rodrigo Decimo.

ESTATÍSTICAS

A atuação do Ciosp ao longo desses cinco anos gerou resultados expressivos na segurança pública de Santa Maria. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) apontam que, na comparação dos quadriênios 2017-2020 e 2021-2024, há um sucesso na redução de roubos. A média anual de roubos em geral caiu 54,2%, passando de 1.242 para 568 por ano. A queda nos roubos de veículos foi ainda mais expressiva, de 64,6%, passando de uma média de 59 para 21 por ano.

“Hoje eu não tenho a menor dúvida que o sonho se concretizou. Quando o Ciosp completa cinco anos de idade, temos a certeza de que tem muito por fazer, mas temos sim também a convicção de que muito já foi feito. O Ciosp é um símbolo de colaboração, inovação tecnológica e compromisso com a segurança pública. O investimento contínuo em tecnologia e a integração das equipes garantem que Santa Maria continue avançando no combate à criminalidade e na construção de uma cidade mais segura para se viver”, afirmou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

A investigação de crimes de grande repercussão, principalmente homicídios e tráfico de drogas, tem se valido da rede de videomonitoramento mantida pelo Município, que conta atualmente com 1,2 mil câmeras e o cercamento eletrônico com 40 câmeras estratégicas que monitoram e registram a entrada e saída de veículos em Santa Maria. A taxa de elucidação de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi de 100% em 2023 e 95% em 2024, superando a média nacional. As câmeras do Município registraram quase 2 mil flagrantes e pós-crimes (requisições de imagem). 

HISTÓRICO

O Ciosp evoluiu para além do videomonitoramento, expandindo sua atuação para a segurança escolar, sendo responsável pela instalação do Botão do Pânico nas escolas do Município. Com a utilização da tecnologia de reconhecimento facial, a captura de foragidos do sistema prisional ou de pessoas desaparecidas foi otimizada. 

“É com convicção e orgulho que defendo esta moção de congratulações ao Ciosp. A segurança pública de Santa Maria se divide em antes e depois da inauguração do Ciosp, um espaço que nasceu para integrar forças. Aqui não há retórica ou discurso, há resultados. O Ciosp se consolidou como estratégia e ferramenta essencial para o bem-estar da comunidade”, pontuou o vereador João Ricardo Vargas, proponente da moção.

Em maio de 2021, o serviço 193 do Corpo de Bombeiros foi integrado. Em novembro de 2023, o SAMU passou a operar dentro do centro com a regulação local 24h do atendimento via 192, garantindo agilidade no atendimento de saúde. A importância do Ciosp foi evidenciada em 2023, quando falhas em redes de fibra óptica deixaram os tridígitos 190 e 193 inoperantes, e o Ciosp, por meio do número 153, assumiu o suporte à população.

Além de atuar na rotina operacional da segurança pública, o Ciosp também se consolidou como um centro estratégico de gestão em momentos críticos. Durante a pandemia, foi o ponto concentrador de denúncias e coordenação de ações sanitárias. Já nas enchentes de 2024 e 2025, teve papel ativo no monitoramento e resposta emergencial para a Região Central. A estrutura também participou da criação e gestão de ferramentas inovadoras, como o aplicativo de segurança escolar e o “Todas Nossas Marias”, voltado à proteção de mulheres.

São parceiros do Ciosp o Governo do Estado; Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul; Ministério Público do Rio Grande do Sul; Receita Federal; Instituto-Geral de Perícias; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal e Defesa Civil do Município. Saiba mais sobre a história do Ciosp aqui.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial