Notícias
08/08/2025 08/08/2025 09h29m
Prefeitura fortalece parceria com a Universidade Franciscana em projeto para a Saúde Materno-Infantil

Objetivo do encontro é a criação da Plataforma Web Saúde Materno-Infantil. Página será vinculada ao site da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, no início de agosto, de uma importante reunião com representantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana (UFN) para alinhar os próximos passos de um novo projeto: a criação da Plataforma Web Saúde Materno-Infantil.
A plataforma, ao ser concluída, deverá ser hospedada no site oficial da Prefeitura e visa oferecer um ambiente digital interprofissional de apoio à gestão da assistência à saúde no Município. O sistema contará com funcionalidades como calendário integrado para agendamentos e gerenciamento de tempo, chat para comunicação em tempo real, acesso a documentos e práticas institucionais, além da divulgação de projetos, capacitações e produtos desenvolvidos por alunos da UFN.
“A proposta é que essa ferramenta digital impacte diretamente na qualidade do atendimento prestado à população e auxilie os profissionais da saúde em sua rotina de trabalho”, destacou o secretário de município da Saúde, Guilherme Ribas.
De acordo com a enfermeira Bruna Dedavid da Rocha, responsável pela Política de Saúde da Mulher,o a plataforma vem para otimizar os fluxos de trabalho:
“A parceria entre a Prefeitura e o mestrado materno-infantil é de longa data e, agora, com esse projeto, fica ainda mais fortalecida, visto à possibilidade de integração das informações para os profissionais que atuam na rede básica de saúde. A partir desse trabalho, protocolos, atualizações, projetos e fluxogramas estarão reunidos no nosso site oficial, permitindo melhor acesso e padronização dos processos de trabalho”.
O projeto, a ser desenvolvido por acadêmicos da graduação (Enfermagem e Engenharia Biomédica) e da pós-graduação da UFN, é resultado de uma parceria sólida entre o poder público e a universidade, refletindo a integração ensino-serviço, fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
A enfermeira Tamiris Teixeira Pugin, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepes), destaca a relevância da proposta:
“Essa iniciativa representa uma importante parceria da integração entre ensino e serviço, mostrando a força do Município junto à universidade. Ela tem impacto direto nos processos de trabalho de toda a rede. A criação do software permitirá unificar informações, integrar os serviços e articular melhor a comunicação entre os trabalhadores. Além disso, fomenta espaços de qualificação. Nosso objetivo é que esse processo esteja articulado em diversos pontos da rede, e que a plataforma funcione como um espaço único, onde os produtos desenvolvidos na universidade estejam acessíveis dentro do site da Prefeitura. Toda essa interface está sendo planejada e organizada em conjunto com a UFN.”
A reunião contou com a presença do secretário Guilherme Ribas; da enfermeira Tamiris Teixeira Pugin, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepes); da enfermeira Bruna Dedavid da Rocha, responsável pela Política de Saúde da Mulher; da professora Dirce Stein Backes e do docente Luiz Fernando Rodrigues Junior; além dos estudantes e egressos envolvidos na construção da ferramenta.
A Prefeitura segue empenhada em fomentar parcerias que promovam inovação e melhoria contínua nos serviços públicos, especialmente na área da saúde, impactando de forma positiva a vida da população santa-mariense.
Texto: Luisa Neves (MTb:19.010)
Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria