Inicial > Notícias > Santa Maria inaugura Banco Vermelho em...

Notícias

02/08/2025 02/08/2025 13h37m

Santa Maria inaugura Banco Vermelho em prol do fim da violência contra a mulher


Iniciativa no Calçadão Salvador Isaia, alusiva ao Agosto Lilás, traz mensagens de apoio e telefones de denúncia para vítimas de violência doméstica e familiar

Em um esforço contínuo para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, Santa Maria aderiu à campanha Banco Vermelho. Inaugurado na manhã deste sábado (2) no Calçadão Salvador Isaia, no Centro, o banco traz mensagens de apoio para mulheres vítimas de violência e telefones de denúncia. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Instituto Banco Vermelho, de Pernambuco, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

"O Banco Vermelho é um símbolo poderoso em nossa cidade. Ele representa o compromisso de Santa Maria em lutar pelo fim da violência contra a mulher. Não é apenas um assento, é um lembrete diário de que nenhuma mulher está sozinha e de que a denúncia é o primeiro passo para a liberdade", ressalta o prefeito Rodrigo Decimo.

Com as frases “Não se cale, não se culpe. Denuncie” e o slogan nacional da campanha “Sentar e refletir. Levantar e agir”, o banco chama a atenção para as diversas formas de violência que afetam as mulheres, muitas vezes culminando em feminicídios. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelam que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios, com uma mulher morta a cada seis horas.

“Queremos que cada mulher que passar por aqui sinta a força da nossa comunidade a seu favor, encorajada a buscar ajuda e a reconstruir sua vida com segurança e dignidade. Esta iniciativa se soma aos nossos esforços contínuos para construir uma cidade mais justa e segura para todas”, destaca a vice-prefeita, Lúcia Madruga.

REDE DE APOIO

Em Santa Maria, a população feminina conta com uma rede de apoio especializada. O Centro de Referência da Mulher (CRM) oferece assistência social para mulheres em situação de violência, com ou sem medida protetiva. O CRM atende encaminhamentos da rede (hospitais, unidades de saúde, serviços socioassistenciais, Casa de Passagem, entre outros), realiza o acompanhamento de vítimas com Medida Protetiva de Urgência e presta acolhimento por demanda espontânea.

Em situações de perigo iminente, as mulheres podem acionar o 190 da Brigada Militar ou o 197 da Polícia Civil. Santa Maria também conta com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), responsável pela prevenção, apuração e investigação. A viatura “Guardiões Maria da Penha”, da Guarda Municipal, e a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, atuam ativamente na fiscalização de medidas protetivas de urgência.

"A inauguração do Banco Vermelho é um passo simbólico e concreto que Santa Maria dá para visibilizar a violência contra a mulher. Este banco serve como um convite à reflexão e, sobretudo, um grito de alerta para a importância da denúncia. Nós, do Comdim, estamos comprometidas em fortalecer essa rede de apoio, garantindo que as mulheres saibam onde buscar ajuda e que não estão sozinhas nessa luta", declara Maria Aparecida Brizola Mayer, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

A iniciativa é alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e também foi proposta no Projeto de Lei nº 9922/25, de autoria do vereador Sidinei Cardoso, que aguarda votação na Câmara de Vereadores. O desenlace da fita, aplaudido pelos presentes, marcou o encerramento da cerimônia. O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, e membros da comunidade.

INSTITUTO BANCO VERMELHO

Fundado em novembro de 2023, o Instituto Banco Vermelho é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária dedicada à promoção da prevenção e conscientização sobre o feminicídio. O Instituto atua por meio de ações, palestras, tecnologia, educação, intervenções urbanas, projetos de lei e outras iniciativas essenciais para proteger e salvar vidas de mulheres.

"É um momento muito significativo estarmos aqui inaugurando este espaço de conscientização, de reflexão, de coragem e de empoderamento. Esta iniciativa representa a união de forças da sociedade civil e do poder público para enfrentar um dos mais graves problemas sociais. Que este banco se torne um farol de esperança, incentivando a denúncia e mostrando que o silêncio não é uma opção", ressalta Denise Argemi, coordenadora nacional do Instituto Banco Vermelho.

COMO IDENTIFICAR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência pode ser classificada em diversas categorias:

- Violência física – Qualquer ação que cause dano à integridade física da vítima
- Violência psicológica – Qualquer ação que prejudique a saúde mental da vítima, como humilhações, xingamentos e ameaças
- Sexual – Ações que obriguem a vítima a realizar atividades sexuais contra a sua vontade
- Patrimonial – Apropriação, retenção ou destruição de bens da vítima
- Moral – Calúnia, difamação ou injúria praticada contra a vítima

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É CRIME. DENUNCIE!

 • Central de Atendimento à Mulher – 180
 • Direitos Humanos – 100
 • Centro de Referência da Mulher (CRM) – (55) 3174-1519, opção 2, e (55) 99139 4971 (WhatsApp)
 • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)  – (55) 3174-2252
 • Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – (55) 3174-2225
 • Polícia Civil – 197
 • Brigada Militar – 190 
 • Guarda Municipal – 153 (Ciosp)
 • Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria – (55) 3222-8888
 • Ministério Público – (55) 3222-9049
 • Defensoria Pública – (55) 3218-1032

 

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860) e Lenon de Paula (MTb: 18.763) 
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial