Notícias
29/07/2025 30/07/2025 15h27m
Prefeito Rodrigo Decimo conclui visita às sete escolas de samba e projeta os próximos passos

Os encontros ocorreram nas escolas Império da Zona Norte; Vila Brasil; Unidos do Itaimbé; Barão do Itararé; Arco-Íris; Unidos do Camobi e Mocidade das Dores
Desde junho, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, visitou sete escolas de samba de Santa Maria. Durante os diálogos, buscou-se um diagnóstico para entender a situação atual da comunidade carnavalesca, quais as principais demandas das escolas, organizar os próximos passos para fortalecer a cultura do Carnaval e, assim que possível, retomar os carnavais de rua.
As escolas visitadas foram Império da Zona Norte; Vila Brasil; Unidos do Itaimbé; Barão do Itararé; Arco-Íris; Unidos do Camobi e Mocidade das Dores.
Nos encontros com os representantes das agremiações, foram apresentadas demandas similares, como a regularização de documentos para o uso das sedes, problemas na infraestrutura e espaços adequados para realizar os trabalhos de Carnaval e ações sociais.
“A troca de ideias com todas as escolas de samba foi muito produtiva. De forma muito receptiva, as equipes nos apresentaram as principais necessidades para voltarmos a ter o Carnaval de Rua em Santa Maria. Sabemos que são várias demandas e desafios que precisamos enfrentar, mas com esse diálogo vamos montar um diagnóstico e elaborar os próximos passos a serem tomados. Deixei claro que estamos juntos com as escolas de samba para fortalecer, novamente, a cultura do Carnaval no nosso Município”, reforça o prefeito Rodrigo Decimo.
Participaram das reuniões, a secretária adjunta de Cultura, Marília Chartune, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, representada por Alexandre Reis e Gabriel Disconzi, e integrantes da Frente Parlamentar de Apoio à Realização do Carnaval de Santa Maria, presidida pelo vereador Sérgio Cechin.
PRÓXIMOS PASSOS
Na segunda-feira (28), ocorreram as visitas na Mocidade das Dores e na Unidos do Camobi. Agora, a Prefeitura vai finalizar o diagnóstico da situação das sete escolas. Posteriormente, as agremiações serão convidadas a uma nova reunião para que o documento seja apresentado.
Além disso, em conjunto com o Poder Legislativo, surgiu a iniciativa de organizar o primeiro Seminário de Carnaval de Santa Maria. O objetivo é qualificar as equipes gestoras, oferecer oficinas técnicas para que ações sociais sejam desenvolvidas, captar recursos e definir metas para a realização da festa popular. A data do seminário ainda não foi definida.
Texto: Eduarda Paz (MTb: 21.598)
Fotos: Ana Júlia Muller, Eduarda Paz e Mauricio Araujo/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria