Inicial > Notícias > Santa Maria se prepara para a...

Notícias

22/07/2025 23/07/2025 09h06m

Santa Maria se prepara para a 52ª Feira do Livro com atrações nacionais


Imagem: Divulgação

O evento ocorre de 22 de agosto a 6 de setembro, com a participação de Thiago Lacerda, Leticia Wierzchowsk e Nelson Motta

Faltando 30 dias para a 52ª Feira do Livro de Santa Maria (RS), a expectativa para o maior evento literário da região cresce. A edição de 2025 será realizada entre 22 de agosto e 6 de setembro, na Praça Saldanha Marinho, reunindo cultura, arte e educação durante 16 dias intensos, com atrações nacionais confirmadas que prometem marcar presença com bate-papos e palestras.

Leticia Wierzchowsk, autora de sucesso conhecida pelo romance “A Casa das Sete Mulheres”, conduzirá a palestra “A alegria da escrita” no sábado, 23 de agosto. Nela, a escritora compartilhará suas experiências ao longo de 25 anos de carreira. A autora falará sobre o que a escrita ensina e como ela serve como refúgio diante das adversidades da vida.

Já na segunda-feira, 25 de agosto, Nelson Motta levará seu conhecimento de décadas na música brasileira para um bate-papo especial sobre os 80 anos de Elis Regina. Com extensa carreira como compositor, produtor e jornalista, Motta é um dos principais nomes da música brasileira, tendo parcerias com grandes artistas como Lulu Santos, Rita Lee e Marisa Monte.

Nesta edição, a Feira do Livro de Santa Maria celebra os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Como parte da programação especial, na sexta-feira, 5 de setembro, o ator Thiago Lacerda, que deu vida ao icônico Capitão Rodrigo Cambará na minissérie “O Tempo e o Vento”, exibida pela TV Globo, fará a leitura de trechos do romance, seguido de um bate-papo com a escritora Fernanda Verissimo, neta de Erico. Durante a conversa, o ator compartilhará detalhes dos bastidores da produção televisiva e refletirá sobre a relevância de recriar personagens como o Capitão Rodrigo para aproximar o público jovem do legado literário do autor.

Ao longo dos 16 dias, o público poderá aproveitar gratuitamente uma programação diversificada, que inclui espetáculos, como “É Manso mas Morde - A música de Nico Nicolaiewsky” com Arthur de Faria, “Bailei na Curva” e "Incidente em Antares". Além disso, haverá shows com os artistas, Vitor Ramil, Eveliný Pedroso e Banda Magnética, Sandro Cartier, Hique Gomez e Simone Rasslan, Rafa Sieg, e muitos outros artistas. A programação também conta com espetáculos teatrais, intervenções artísticas, feira criativa, além de atividades dedicadas ao público infantil, lançamentos e sessões de autógrafos.

“Estamos ajustando os últimos detalhes da programação com autores e atrações. Nossa feira terá espaços de muita leitura, diversão e trocas de experiências para engrandecer o conhecimento e a diversidade cultural”, evidencia a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

A programação completa será divulgada em breve pela Secretaria de Cultura de Santa Maria, e poderá ser acompanhada pelos canais oficiais da Prefeitura e do Evento, Facebook e Instagram.

Identidade Visual

A identidade visual da tradicional festa literária de Santa Maria foi apesentada em maio deste ano. O professor Roberto Gerhardt conduziu o trabalho de criação junto com os alunos do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN). O acadêmico Matheus Giardin criou a identidade visual.

O processo criativo e demais significados foram concebidos para refletir o tema deste ano: os 120 anos do nascimento do grande escritor Erico Verissimo, cuja obra atravessa o tempo, levando histórias de gente, terra e alma. Nesta edição da Feira, o convite é para que todos percebam como a comunicação está em tudo ao redor – até nos detalhes mais sutis, que ganham vida quando olhados com atenção e sensibilidade. Assim, a identidade visual da Feira é um convite a essa descoberta, transformando símbolos e histórias em imagens que falam ao coração.

Sobre a Feira: patrono e homenageado

O patrono desta edição será Athos Ronaldo Miralha da Cunha, engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, que dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. A feira tem como professor homenageado o artista plástico Juan Amoretti. A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos.
O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 
Apoio: Gráfica Pallotti, Splendore Culinária Artesanal, Ellas Art’Decor e APUSM.
Patrocínio: CORSAN, Dickow Alimentos, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora.
O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Imagem: Divulgação
Fotos: Divulgação Assessoria e Leo Aversa 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial