Inicial > Notícias > Com apoio da Prefeitura, ações de...

Notícias

24/06/2025 24/06/2025 14h26m

Com apoio da Prefeitura, ações de conscientização marcam o Dia Nacional do Diabetes nesta quinta-feira (26)


Evento será realizado na Praça Saldanha Marinho, das 9h ao meio-dia

Com foco na conscientização e no cuidado com o diabetes, a Associação Formigas de Santa Maria promove uma série de ações em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, data estabelecida pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Formada por pais, apoiadores e pessoas com Diabetes tipo 1, a Associação Formigas tem como objetivo a busca de melhores tratamentos, educação e políticas públicas para o paciente de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). De acordo com a presidente da Associação Formigas, Daniele Portella, é cada vez mais necessário que ações de acolhimento sejam realizadas, visto que, a informação ajuda a evitar comorbidades de um diabetes mal cuidado.

“O diagnóstico precoce, por exemplo, pode evitar casos de cetoacidose, uma complicação grave do diabetes, que pode levar o paciente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há 14 anos, quando descobri o diagnóstico da minha filha, tenho participado de movimentos de conscientização, os quais nos ajudam consideravelmente”, destaca Daniele.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Ações alusivas ao Dia Nacional do Diabetes
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: das 9h ao meio-dia

  • Abertura com a Banda da Brigada Militar
  • Atividade Física – das 9h30 às 10h20
  • Ações de educação em saúde
  • Orientações sobre alimentação saudável
  • Avaliação dos marcadores alimentares
  • Informações sobre o conteúdo de açúcar nos alimentos
  • Orientação a respeito do uso correto das medicações
  • Distribuição de materiais educativos
  • Cuidados com os pés diabéticos
  • Prevenção da retinopatia diabética
  • Atenção aos fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes Tipo 2Avaliações de saúde
  • Antropometria (peso, altura, IMC)
  • Verificação de marcadores alimentares
  • Testes de saúde para associados
  • Serão realizados 25 testes gratuitos de glicemia e hemoglobina glicada
  • Degustação de produtos diet e naturais

Texto: Luisa Neves (MTb:19.010)
Fotos: Ariéle Ziégler/Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial