Notícias
24/06/2025 24/06/2025 10h03m
Prefeitura publica licitação para recuperar três vias afetadas pela enchente de 2024

Investimento é de R$ 12,4 milhões, com previsão de 180 dias para execução da obra
A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a publicação do edital de licitação, lançado nesta segunda-feira (23), para a construção de muros de gabião para a proteção das margens e vias em três locais do município que foram severamente afetados pelo desastre natural causado pelas intensas chuvas ocorridas nos meses de abril e maio de 2024. O serviço terá o investimento de R$ 12.427.216,22, sendo R$ 11.476.180,32 para o material e R$ 951.035,90 para mão de obra.
A execução destas estruturas foi aprovada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em conformidade com o processo 59053.019019/2024-32. Os locais objetos da licitação são os que seguem:
- Rua José Fernandes Penna, Distrito de Palma: execução de um muro de gabião em cada margem, cada um com 130 metros de comprimento, 4 metros de largura e 6 metros de altura, com reconstrução do leito da estrada em pavimentação primária.
- Rua Emília Carnelosso, Bairro Renascença: execução de muro de gabião com 285 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e 5,5 metros de altura, com reconstrução do leito da rua em pavimentação primária.
- Ponte de acesso à Estrada Municipal Norberto José Kipper, Distrito de Arroio Grande: execução de um muro de gabião em cada cabeceira da ponte, cada um com 60 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 3,5 metros de altura.
A OBRA
A execução dos trabalhos prevê a utilização do Muros de gabião, estruturas de contenção feitas de caixas metálicas preenchidas com pedras, a ser executadas conforme o memorial descritivo. Para a recuperação dos pavimentos existentes serão feitas escavações das vias nos trechos de execução dos muros de gabião e sua reconstrução em revestimento primário. A obra terá prazo de 180 dias para conclusão após a assinatura da Ordem de Serviço.
LICITAÇÃO
As propostas serão apresentadas por Concorrência Eletrônica, em 14 de agosto, às 8h30min, no Portal de Compras do Governo Federal. As empresas interessadas em participar devem acessar o site, na data e horário marcados, com login e senha, e fazer lances ao projeto. A empresa com o melhor lance deverá enviar a proposta detalhada à Prefeitura, para que seja avaliada. Se for aceita, inicia-se a fase de habilitação.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail licitacoesobras@santamaria.rs.gov.br, ou pelo telefone (55) 3174-1501, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.
Texto: Gabriel Marques (MTB: 20.860)
Arte: Gibran Carrazzoni (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria