Notícias
11/03/2025 12/03/2025 18h18m
Representantes da Prefeitura e da Comissão Especial da Concessão da Gare visitam espaços do prédio histórico

Iniciativa do Executivo Municipal foi apresentar as instalações que foram reformadas e alguns locais que serão destinados à ocupação
Na manhã desta terça-feira (11), representantes da Prefeitura de Santa Maria e da Comissão Especial da Concessão da Gare visitaram espaços do prédio histórico. A iniciativa do Executivo Municipal foi apresentar as instalações que foram reformadas e alguns locais que serão destinados à ocupação. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, acompanhada do secretário adjunto de Governança, Carlos Vianna, apresentou os espaços para os vereadores Givago Ribeiro, Marina Callegaro e Luiz Roberto Meneghetti, que integram a Comissão Especial da Concessão da Gare. As impressões dos espaços revitalizados serão levadas pelos vereadores ao Legislativo Municipal.
Na oportunidade, os vereadores também acompanharam o trabalho em andamento da reforma da locomotiva e dos vagões na Gare da Viação Férrea que integram o Distrito Criativo Centro-Gare. A reforma teve início em dezembro de 2024 com a retirada de madeiras danificadas do vagão, o alinhamento do trilho de ferro, além da limpeza feita com lava jato na caldeira da locomotiva Maria Fumaça.
Até o último sábado (8), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma Consulta Popular Virtual para utilização da Gare. A participação de toda a comunidade com sugestões foi importante para que o Executivo possa conhecer os anseios da população e compilar as ideias que vão compor e sustentar o edital de utilização. Os dados ainda estão sendo compilados e devem ser divulgados nos próximos dias.
As pessoas que participaram da Consulta Popular Virtual, disponível no site institucional, responderam o questionário “O que você gostaria que tivesse na Estação Ferroviária de Santa Maria?”.
Sobre a Lei
A lei 6.969, de 18 de dezembro de 2024, autoriza a Concessão do Uso dos Espaços Públicos da Estação Ferroviária de Santa Maria, a Gare. A lei autoriza que o Poder Executivo conte com a Iniciativa Privada como operadora de alguns serviços. Em contrapartida, realizará a manutenção do bem, garantirá a qualidade dos espaços, os reinvestimentos na estrutura e a sustentabilidade da operação. A lei define também o uso dos espaços abrangendo as áreas de turismo e cultura, devendo abrigar inclusive espaços gastronômicos no local.
A lei envolve outras contrapartidas ao Poder Executivo, o que significa a garantia do movimento cultural por meio de editais de ocupação do Auditório e a sede do Memorial Ferroviário (Salas 10 a 17 do Pavilhão 3, além de áreas comuns e os vagões), sob gestão da Secretaria de Cultura.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria