Inicial > Notícias > Alunos da Rede Municipal de Ensino...

Notícias

22/05/2024 22/05/2024 19h57m

Alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) fazem cartinhas de agradecimento aos voluntários que atuam no CDM


Entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), no Centro Desportivo Municipal, e gerou risos e choros entre as pessoas que receberem o carinho

A solidariedade a Santa Maria e região está presentes nos donativos que a cidade recebe, mas também nas mãos daqueles que trabalham para organizar as doações e que atendem as famílias necessitadas após as fortes chuvas. Para agradecer aos voluntários, alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) confeccionaram cartas com mensagens e desenhos que foram entregues na tarde desta quarta-feira (22) às pessoas que atuam no Centro Desportivo Municipal (CDM).

“Eu só tenho a agradecer, de coração, todo o carinho e dedicação que vocês estão empenhando aqui, no trabalho no CDM. Sem vocês, não conseguiríamos atender a todos que precisam”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo salientou que sem a solidariedade dos voluntários, todo o trabalho seria muito difícil.

“Vocês fizeram a doação mais valiosa que poderia ser feita, a do tempo de vocês. Fomos pegos de surpresa com a enxurrada, deslizamentos de terra, quedas de pontes e estradas… Não imaginávamos algo dessa proporção em Santa Maria e em todo o Estado, e conforme o andamento do trabalho, fomos entendendo o que era preciso. E sem vocês, seria muito mais difícil atender as pessoas em vulnerabilidade e começar o trabalho para reerguer Santa Maria. Meu mais profundo ‘Muito obrigado’ a todos vocês”, assinalou Decimo.

Entre os voluntários, as emoções foram risos de alegria, choros emocionados, abraços compartilhados e reconhecimento. Para Patricia Monteiro, que atua no CDM desde o primeiro dia, receber a cartinha é gratificante.

“Ter em mãos algo assim, sensível, feito por uma criança… É gratificante. A gente faz o trabalho aqui, sem ver quem vai receber essa ajuda e receber esse agradecimento, nos conforta. E aqui, no CDM, a gente é forte, mas eu, quando chego em casa, desabo e choro. Depois volto para cá e sigo encontrando minha força, por quem precisa”, detalha a voluntária.

Já Graziela Aud encontrou nas lágrimas de gratidão, a forma de se expressar.

“Eu fico… Não tem palavras para descrever. Não há definição de sentimentos. Vou guardar esta carta para sempre, com muito carinho. É uma prova de que o trabalho de formiguinha que fazemos aqui, faz realmente a diferença”, disse com voz embargada e o rosto molhado pelo choro.

Em seguida, todos os voluntários participaram de um café da tarde coletivo, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria. Também participaram do momento os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; de Educação, Lúcia Madruga; e de Comunicação, Ramiro Guimarães.

O CDM é a central de donativos de Santa Maria e também tem um pavilhão como abrigo para famílias que precisaram sair de suas casas. Até as 16h desta quarta-feira, 9 famílias, totalizando cerca de 35 pessoas, ainda estavam no alojamento montado pela Prefeitura no Centro Desportivo Municipal.

VOLUNTÁRIOS E DOAÇÕES

Para atuar como voluntário é necessário ir ao CDM (Rua Appel, 798 - Bairro Nossa Senhora de Fátima), entre 9h e 17h, de segunda a sexta-feira, e fazer cadastro (nome, CPF e telefone de contato). No momento, o horário da manhã é o mais carente de voluntários.

Também de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h, o local recebe donativos. Entre os itens mais necessários no momento estão itens de higiene, como desodorante feminino, escova e creme dentais; e alimentos para montagem das cestas básicas, como óleo de cozinha e sal. Já no setor de roupas, vestimentas de inverno e cobertores.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial