Inicial > Notícias > Defesa Civil do Município realiza vistoria...

Notícias

07/05/2024 08/05/2024 09h19m

Defesa Civil do Município realiza vistoria de orientação aos moradores da Vila Canário, no Bairro Itararé


Local segue interditado pela Prefeitura devido ao risco iminente de deslizamento de terra. Durante a visita, foi apresentado um termo de ciência de interdição para os moradores que se recusam a deixar o local

Priorizando a preservação de vidas e a transparência da informação aos moradores de locais de risco, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil do Município, realizou na tarde desta terça-feira (7) uma vistoria de orientação na Vila Canário, no Bairro Itararé. A localidade segue interditada devido ao risco iminente de colapso do Morro do Cechella, onde aconteceu um deslizamento de terra na última quarta-feira (1ª), que vitimou duas pessoas devido às intensas chuvas.

“O objetivo dessa intervenção pública é assegurar que nenhuma pessoa, principalmente criança ou idoso, permaneça no local, visto que há leis específicas que direcionam, ordenam e regulam estes assuntos. O Poder Público Municipal dará todas as condições necessárias de abrigo para estas pessoas para que possam sair e serem amparadas no Centro Desportivo Municipal ou no Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina”, explica o superintendente da Defesa Civil do Município, Adão Lemos.

Durante a visita, foi apresentado o Termo de Ciência de Interdição para os moradores que se recusam a deixar o local. Para conhecimento público, o documento pode ser acessado em anexo. A visita foi acompanhada por conselheiros tutelares, tendo apoio da Guarda Municipal, Brigada Municipal e Polícia Civil.

“Levamos o Termo de Ciência de Interdição para que os moradores assinem, se comprometendo e responsabilizando caso queiram ficar, visto que neste momento não vamos usar a força policial para uma retirada compulsória. Assinando este termo, os moradores estão cientes que estão em um local interditado e se responsabilizando pelas condutas de rejeitar as ordens emanadas pela autoridade e permanecer em local que de risco interditado pela Defesa Civil”, complementa.

MORRO DO CECHELLA

Nas vilas Canário e Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Churupa – localidades que circundam o Morro do Cechella –, a Brigada Militar e a Guarda Municipal seguem sinalizando o local, que ainda corre risco de deslizamento de terra devido ao solo cheio d'água. Moradores podem adentrar na localidade somente em caso de urgência e mediante identificação prévia, com posterior retorno.

Na última quarta-feira (1º), um deslizamento de terra causou a morte de duas pessoas. Após, moradores foram retirados de suas residências e enviados para um abrigo na Igreja Santa Catarina, no mesmo bairro. Outros optaram por permanecer na casa de parentes. O bloqueio seguirá até que a Defesa Civil indique condições propícias de liberação. Quem optar por permanecer na residência, deverá assinar o Termo de Ciência de Interdição se responsabilizando pela conduta de recusar a orientação oficial da Defesa Civil.

Nesta segunda (6), representantes da Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizaram uma avaliação técnica para averiguar a existência de risco de novos deslizamentos. Nos próximos dias serão feitas novas análises para respaldar um estudo que servirá de base para futuras soluções.

PREVISÃO

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, há 90% de chance de chuva na quarta-feira (8). O boletim meteorológico atualizado do Curso de Meteorologia da UFSM informa que as rajadas podem ficar acima de 70km/h, e os volumes acumulados de chuva ficam entre 15 e 20 mm. As tempestades também podem produzir rajadas de vento durante a passagem da frente fria. As chuvas devem retornar à Região Central no final de semana, com volumes expressivos no sábado (11) e domingo (12).

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial