Inicial > Notícias > Prefeito assina termo de adesão ao...

Notícias

06/10/2011

Prefeito assina termo de adesão ao Minha Casa, Minha Vida II e visa novas moradias para Santa Maria


O prefeito Cezar Schirmer assinou, na manhã desta quinta-feira (6), em seu gabinete, o termo de adesão à segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida junto à diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF). Isso significa, de acordo com o chefe do Executivo, que a Prefeitura está habilitada a receber mais recursos para a construção de novas unidades habitacionais para a população de baixa renda. “Queremos eliminar o déficit habitacional do nosso município”, salientou.

Para Schirmer, esta nova etapa do programa vai ao encontro das políticas públicas de habitação propostas pelo Executivo com intuito de reduzir significativamente o déficit de moradias da cidade. “Já beneficiamos mais de 1,8 mil famílias em Santa Maria com a construção de moradias em diversos pontos da cidade, como o Residencial Videiras, Cipriano da Rocha e Zilda Arns. Vamos continuar trabalhando nessa direção”, lembrou. Ele salientou ainda a importância da parceria com a Caixa Econômica Federal.

De acordo com o superintendente regional da Caixa, Antonio Carlos Barasuol, o Minha Casa, Minha Vida II traz uma série de melhorias em relação à primeira etapa do programa, como a qualidade das residências, número de habitações e destinação de recursos. “Este termo permite a continuidade do programa que vem sendo bem conduzido pela Prefeitura de Santa Maria e vai permitir a construção de novas unidades habitacionais para famílias com rendas de até R$ 1,6 mil”, explica.

Os critérios habitacionais permanecerão os mesmos da primeira etapa do programa e contemplarão moradores de áreas de riscos, mulheres chefes de família, idosos e portadores de necessidades especiais. “O que muda são algumas responsabilidades que são atribuídas ao Poder Municipal no sentido de porporcionar uma moradia com melhores condições do que foi na primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida”, finaliza o superintendente Barasuol. O novo termo vigorará até dezembro de 2014.

O secretário de Município de Habitação e Regularização Fundiária, Sérgio Cechin, ressalta que há cerca de cinco mil cidadãos cadastrados nos programas habitacionais junto à secretaria. “O prefeito determinou, dentro da nossa secretaria, a construção de novas casas e moradias para essas pessoas de baixa renda, de caráter social. Schirmer está cumprindo com aquilo que prometeu”, destacou Cechin.

Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial