Inicial > Notícias > Prefeitura desenvolve plataforma digital para facilitar...

Notícias

10/04/2024 11/04/2024 10h21m

Prefeitura desenvolve plataforma digital para facilitar atendimento de pessoas que vivem com HIV e outras ISTs


Ainda em fase de elaboração, sistema visa facilitar o trabalho de profissionais da saúde no atendimento a estes pacientes

Com o propósito de otimizar o repasse de informações e a busca ativa das pessoas que convivem com o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Inovação e Tecnologia de Informação, desenvolve uma plataforma digital. A iniciativa é feita a partir da equipe da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, que, no mês de abril, ajusta os detalhes do sistema para, então, ser aberto ao uso.

Atualmente, a busca ativa das pessoas vivendo HIV e outras ISTs ocorre mediante ação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Atenção Primária (EAPs) e Estratégia da Estratégia de Saúde da Família (ESFs), por meio de planilhas. A partir do prontuário do paciente, são verificados os testes reagentes para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, sua data de diagnóstico, anamnese e condutas tomadas pelo profissional da saúde. Tais informações são repassadas para planilhas estabelecidas pela Política HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais. Com o compartilhamento dessas informações, a Política HIV/Aids consegue obter uma visão mais ampliada das testagens realizadas no Município, reatividade dos testes e condutas terapêuticas que estão sendo repassadas, com monitorando dos pacientes e dos tratamentos.

A nova plataforma digital facilitará o tempo de resposta das equipes de saúde frente aos pacientes com testes reagentes. Também visa oferecer para a equipe da Política HIV ferramentas mais atuais para a vigilância em saúde e rastreamento dos casos. A plataforma é desenvolvida para ser de uso intuitivo e de fácil compreensão, que possibilitará o cadastro do paciente, registro de diagnóstico, encaminhamento para acompanhamento, tratamento escolhido e adesão ao mesmo. O sistema vai, ainda, disponibilizar espaço para realização de pedidos de insumos e folders educativos disponibilizados pela Política HIV.

Após concluída a elaboração da plataforma, os profissionais da saúde serão capacitados para uso da ferramenta, pois os servidores utilizarão o modelo digital conforme a demanda pontual. Depois desta fase, o sistema deverá estar apto para uso por toda a rede municipal da saúde de Santa Maria.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial