Inicial > Notícias > ESF Alto da Boa Vista inicia...

Notícias

02/01/2024 25/06/2025 14h59m

ESF Alto da Boa Vista inicia atendimentos odontológicos para moradores da Região Oeste


Primeira semana de atendimentos prioriza gestantes. Serviço é voltado à saúde bucal de cerca de 8 mil pessoas que residem na região

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (2), os atendimentos odontológicos na Estratégia Saúde da Família (ESF) Alto da Boa Vista, na Avenida Marcelino Champagnat, no Bairro Nova Santa Marta.

O consultório odontológico é aberto a toda a comunidade, dos bebês na fase inicial da dentição aos idosos, e os atendimentos ocorrem de segundas às quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Até quinta-feira (4), os atendimentos serão por livre demanda a quem for à ESF Alto da Boa Vista, com prioridade para as gestantes – uma vez que o acompanhamento odontológico durante a gestação é importante para o bem-estar da mãe e do bebê.

“No pré-natal odontológico avaliamos várias questões relacionadas à saúde bucal da gestante, cáries, doenças da gengiva e, principalmente, doenças periodontais, que, segundo estudos, fazem com quem a gestante tenha uma maior propensão ao aborto. Em certos períodos da gestação existe um maior risco, por isso acompanhamos e tentamos prevenir o máximo possível”, explica o cirurgião-dentista Artur de Oliveira Peres, responsável pelos atendimentos odontológicos na ESF.

AGENDAMENTOS

Para a próxima semana, os pacientes serão atendidos mediante agendamento prévio, que deverá ser feito na sexta-feira (5). Para fazer o agendamento, os moradores da Região Oeste devem ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), um documento de identidade e comprovante de residência. Os agendamentos serão feitos sempre às sextas-feiras, quando, a partir das 7h30min, serão distribuídas cerca de 25 fichas.

A agenda é sempre para horários na semana seguinte. Casos de emergência poderão ser avaliados no consultório da ESF. Dependendo dos procedimentos que venham a ser necessários, o paciente poderá ser encaminhado ao Centro Especializado em Odontologia (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 804, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
• ESF Alto da Boa Vista (R. Marcelino Champagnat - Vila Alto da Boa Vista, Bairro Nova Santa Marta )
• A partir desta terça-feira, dia 2 de janeiro
• Das 7h30min às 16h30min, de segunda a quinta-feira

PARA QUEM 
• Moradores da Região Oeste, de todas as idades. Bebês no início da dentição podem consultar

COMO AGENDAR
• Nas sextas-feiras, na ESF Alto da Boa Vista, a partir das 7h30min, serão distribuídas cerca de 25 fichas
• Necessário o cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência
 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial