Inicial > Notícias > A fantasia das palavras. Prefeitura promoverá...

Notícias

16/09/2011 16/09/2011 14h19m

A fantasia das palavras. Prefeitura promoverá 1º Festival de Contação de Histórias da Biblioteca Pública Municipal


“Era uma vez...”. Esta pequena introdução já foi pronunciada milhares de vezes por pessoas em todo o mundo. Contar histórias é uma atitude universal que passa adiante a cultura de um povo e suas lendas. Para valorizar e divulgar as manifestações artísticas, a Prefeitura de Santa Maria irá promover o 1º Festival de Contação de Histórias da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. O evento não será competitivo e faz parte das comemorações do Aniversário da Biblioteca Pública (12/08/1938). A ideia é resgatar os momentos lúdicos em que se conta uma história “recheando-a de encenação, que deixa toda a platéia atenta e sorridente”.

O Festival vai acontecer de 10 a 14 de outubro e irá disponibilizar oficinas, encontro de contadores, presença de autores infantis, exposição e venda de livros. Qualquer pessoa pode participar, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 12 de setembro a 5 de outubro. Os candidatos encontram o regulamento no site da Prefeitura e devem enviar a ficha de inscrição para o e-mail bpmhbsm@yahhoo.com.br. Cada participante pode inscrever até duas histórias, que deverão ser infanto-juvenis, publicada em livros no Brasil e apresentadas em um tempo máximo de 20 minutos (confira mais informações no regulamento).

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados. Haverá agendamento para grupos de escolas para assistir a contação de história. A oficina de técnica de Contação de História, no valor de R$ 30,00, será ministrado pelo professor e contador de história Paulo Bocca, com limite de 30 vagas. Quem promove as atividades é a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura.

 

DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.
Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).
A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 7 e 8 de outubro e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival e poderão assistir as apresentações dos colegas.
 

DAS APRESENTAÇÕES

Serão quatro apresentações pela manhã e quatro pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Data: 10 de outubro
Oficina de técnica de contação de histórias
Local: Biblioteca Pública
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
- Histórico sobre os contadores de histórias e literatura infantil com utilização de data-show
- Expressividade vocal para contar histórias a partir de leitura de textos e de poemas
- Expressividade corporal e gestual
- Utilização de acessórios: maracás, kiriris, pandeiros e outros

Data: 11 de outubro
Contação de Histórias com Paulo Bocca para os participantes das oficinas
Local: Biblioteca Pública
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Data: 13 e 14 de outubro
Festival de Contação de Histórias Infantis – com os contadores inscritos no Festival
Local: Boblioteca Pública
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h (agendamento)

INFORMAÇÕES
Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide
Av Presidente Vargas 1300 – Santa Maria – RS
Fone: (55) 3218-1396 – bpmhbsm@yahoo.com.br

 

Texto: Maria Luiza Guerra
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial