Inicial > Notícias > Prefeitura beneficia mais de 10 agricultores...

Notícias

30/11/2022 30/11/2022 09h42m

Prefeitura beneficia mais de 10 agricultores do Interior com a construção de açudes pelo Irriga SM


Moradores interessados em receber o serviço gratuito devem fazer a inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou na Emater

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, já realizou a construção de 14 açudes em propriedades do Interior do Município. Foram concluídos quatro no distrito de Boca do Monte e 10 no distrito de São Valentim. A iniciativa beneficia agricultores através do Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga SM). O objetivo da iniciativa é minimizar os efeitos da estiagem devido à pouca precipitação de chuvas. Moradores interessados em receber o serviço gratuito devem fazer a inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou na Emater (endereços abaixo).

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, relata que já são 41 novos inscritos e 10 pré-inscritos com documentação pendente, além de 24 locais já vistoriados e cinco açudes em execução.

“Nossas equipes seguem atuando com o serviço de escavação para a construção e também a reforma de microaçudes de até 2 mil metros cúbicos, por exemplo. Esse é mais um importante programa que está ajudando os agricultores familiares no enfrentamento da estiagem, e vamos contemplar todos os distritos. Por isso, diariamente, mais agricultores nos procuram para saber sobre o Programa Irriga SM. Reforçamos que é preciso fazer o cadastro, aguardar a vistoria técnica e, só após, é que ocorre a execução do serviço”, lembra o secretário Menna Barreto.

O Programa

O Executivo Municipal sancionou a lei 6.689, de 26 de outubro de 2022, que cria o Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga SM), e autoriza a utilização de recursos da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural para a construção e reforma de microaçudes, tanques de piscicultura e bebedouros para dessedentação animal. A assinatura do documento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, no dia 28 de outubro. 

Mais informações sobre o Irriga SM podem ser obtidas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e pelo telefone (55) 3921-7264, e também no escritório da Emater.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial