Inicial > Notícias > Promovido pela Prefeitura, Dezembro Vermelho terá...

Notícias

29/11/2022 29/11/2022 13h37m

Promovido pela Prefeitura, Dezembro Vermelho terá profilaxia pré e pós exposição ao HIV gratuitas


Também estão programadas cinco atividades para a conscientização da população sobre a doença e realização de testes rápidos

Conforme dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2021, Santa Maria ocupa a 10ª posição no ranking nacional de casos de HIV de cidades com mais de 100 mil habitantes. Atualmente, Santa Maria tem em torno de 2,5 mil pessoas que vivem com o vírus, mas cerca de 800 abandonaram o tratamento. Para intensificar o rastreamento do HIV e de outras ISTs, a Política HIV/AIDS/ISTS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde e o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV/AIDS elaboraram uma série de atividades para o Dezembro Vermelho 2022, mês de conscientização e prevenção do HIV/AIDS, para serem desenvolvidos em diferentes cenários do Município. Confira a programação abaixo.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

Para prevenir a transmissão do HIV, a Política HIV/AIDS/ISTs e Hepatites Virais tem intensificado ações que visem a prevenção combinada, em que, além da disponibilização de insumos, como preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, há o investimento na dispensação de medicamentos para prevenção do HIV. São eles: Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). 

A partir de 2023, os pacientes que desejarem fazer uso dessas profilaxias da prevenção combinada ao HIV, podem procurar também as Unidades de Atenção Primária em Saúde de seu território, pois sua prescrição poderá ser realizada por médicos e enfermeiros desses estabelecimentos. A retirada dos medicamentos sengue sendo na UDM Municipal. Até o momento, quem realiza esse serviço da PrEP é o SAE/CTA Casa Treze de Maio, ESF Bela União e Alto da Boa Vista e a PEP pode ser encontrada na Casa Treze de Maio, Pronto Atendimento Municipal, PA da Rubem Noal e UPA.

SAIBA MAIS SOBRE O TRATAMENTO 

Apesar do avanço na eficácia dos tratamentos com os antirretrovirais atuais, o contágio pelo vírus e o controle da doença ainda são cercados de mitos e tabus, o que contribui para a desinformação e o estigma sobre as pessoas que vivem com o vírus. 

Diante disso, ainda existe muita confusão entre a população sobre a diferença entre HIV e AIDS. HIV é a sigla para o vírus da imunodeficiência humana, que acomete o sistema imunológico, especificamente linfócitos T CD4+, responsáveis por defender o organismo das doenças. AIDS é a sigla para a doença, ou seja, síndrome da imunodeficiência adquirida, que é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas. Portanto, pessoas que vivem com o vírus HIV e realizam o tratamento regular com os antirretrovirais, podem tornar-se indetectáveis, não transmitirem o vírus para outras pessoas e não desenvolverem a AIDS.

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para PrEP de 2022, a PrEP é uma forma de prevenção que envolve a administração diária de um comprimido do medicamento antirretroviral (Entricitabina + Tenofovir) para os indivíduos soronegativos, que apresentam elevado risco de contaminação pelo HIV, e pode ser dispensada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35kg. 

A PEP é uma forma de prevenção do HIV semelhante à PrEP, com a diferença de ser iniciada após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus, como nos casos de estupro, rompimento da camisinha durante relação sexual (anal, oral ou vaginal), usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado. 

A PEP também é feita com a administração de medicamentos antirretrovirais, que devem ser iniciados o mais rápido possível, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O início precoce da profilaxia elimina o vírus HIV antes que ele consiga se multiplicar no organismo do paciente, impedindo a sua contaminação de forma permanente. A PEP dura 28 dias e o paciente deve ser acompanhado pela equipe de saúde por mais 90 dias.

PROGRAMAÇÃO

- 1º de Dezembro, das 9h às 14h
Dia Mundial de Conscientização para a prevenção do HIV/AIDS
Onde: Km 3 - Estação dos Ventos
Atividades: 2ª edição do Saúde na Rua: testagem rápida, entrega de insumos e orientações

- 2 de dezembro, às 8h
Roda de conversa na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)
Atividade: Prevenção combinada ao HIV/IST e a saúde do trabalhador
Onde: Auditório Gulerpe (UFSM)

- 7 de dezembro. nos turnos da manhã e tarde
Ação de Rastreamento do HIV?IST em pessoas privadas de liberdade  
Onde: Presídio Regional de Santa Maria e INstituto Penal de Santa Maria
Atividade: testagem rápida em todos os detentos do presídio

12 de dezembro, das 9h às 13h
Ação de prevenção do Dezembro Vermelho no Hospital Casa de Saúde
Onde: Hospital Casa de Saúde
Atividade: testagem rápida, entrega de insumos e orientações

- 14 de dezembro, às 14h
Capacitação para prescrição de PEP e PrEP na Atenção Primária em Saúde por médicos e enfermeiros 
Onde: Online

- 15 de dezembro, das 11h às 15h
Ação de prevenção do Dezembro Vermelho no campus da UFSM
Onde: Hall do Restaurante Universitário
Atividade: testagem rápida, entrega de insumos e orientações

Foto: João Alves/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial